(49) 3551-2424

Mais uma turma de alunos da Rede Municipal de Ensino conclui o projeto Cyber Maker

No decorrer do segundo semestre de 2023, a colaboração entre o Polo Inovale, a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, o SENAI e o Instituto Federal Catarinense gerou o projeto inovador denominado Cyber Maker. Esta parceria foi concebida com o propósito de proporcionar um planejamento educacional diferenciado aos adolescentes participantes, integrando conceitos cruciais como empreendedorismo, inovação e programação.

A iniciativa teve como foco central o preparo de jovens para um futuro cada vez mais digital, promovendo não apenas habilidades técnicas, mas também fomentando a mentalidade empreendedora e proativa. A proposta não se limitou apenas ao desenvolvimento de competências voltadas para o mercado de trabalho, mas também incentivou os participantes a explorarem a possibilidade de empreender em seus próprios projetos e negócios.

Durante o programa, os adolescentes foram imersos em um ambiente que promoveu o aprendizado ativo e participativo, graças aos conhecimentos e aplicações de metodologias ativas proporcionadas pelo Cyber Maker. Os participantes foram incentivados a serem agentes precursores em seu próprio processo de aprendizagem, ampliando seus repertórios em conhecimentos tecnológicos e adquirindo a capacidade de utilizar a tecnologia de forma responsável, ética e segura para o convívio social.

O projeto contou com a participação integrada da psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, Ana Paula Mantovani, a estagiária de psicologia Ruth Specht e a instrutora, Gabriela Aparecida Zanette Nunez, que atuaram com um número inicial de 21 alunos ao longo de 21 encontros, que ocorreram nas sextas-feiras, período vespertino, e esporadicamente nas quartas-feiras.