(49) 3551-2424

Santa Catarina poderá ter mais deputados federais

Os novos dados de população levantados pelo Censo 2022 podem resultar em um aumento no número de vagas para Santa Catarina na Câmara dos Deputados.

Um levantamento feito pela Diretoria Intersindical de Assistência Parlamentar (Diap) e divulgado nesta semana por reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostra que, se os novos dados do Censo forem considerados, o número de deputados federais de SC passaria de 16 para 20. O Estado teria, ao lado do Pará, o maior aumento no número de parlamentares, com quatro cadeiras a mais.

Os dados de população do Censo foram divulgados no fim de junho pelo IBGE e mostraram que SC teve o segundo maior crescimento entre os estados, com 21,8% a mais de moradores do que o último recenseamento e um total de 7,6 milhões de habitantes.

Parlamentares de Santa Catarina já esboçam uma estratégia para reivindicar o aumento que daria mais vagas ao Estado. Um projeto de lei apresentado no início deste mês pelo deputado federal catarinense Rafael Pezenti (MDB) defende que a Câmara utilize os novos dados do Censo para uma nova distribuição de vagas entre os estados.