(49) 3551-2424

Polícia Militar Ambiental flagra rinha de galo no interior de Herval d´Oeste

A Polícia Militar Ambiental (PMA) recolheu no sábado, dia 22, dezenas de galos que participavam de rinha no município de Herval d’Oeste. Os animais foram encontrados durante uma fiscalização ambiental na linha Barreiros, zona rural do município. A PMA encontrou no local uma grande concentração e movimentação de pessoas.

Com apoio da Polícia Militar de Herval d’Oeste, 23 pessoas foram abordadas, com recolhimento de vários materiais, petrechos e medicamentos utilizados nas rinhas de galo.

Ao todo, 33 galos foram recolhidos e encaminhados para atendimento veterinário. Conforme a polícia, alguns animais apresentavam lesões generalizadas e uma ave morreu em decorrência dos ferimentos causados pelas brigas.

Os envolvidos deverão ser responsabilizados pelo crime de maus-tratos. As rinhas de galo são proibidas no Brasil desde 1998. As brigas acontecem como forma de “esporte” para donos de animais e apostadores, movimentando um mercado clandestino que não leva em conta a saúde e direitos dos animais.

O crime prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena aumenta em caso de morte do animal. Denúncia sobre a prática ilegal devem ser feitas pelo Disque Denúncia – 181, de forma anônima, e Polícia Militar – 190.

Fonte e fotos: Polícia Militar Ambiental