(49) 3551-2424

Março registra crescimento nas vendas do comércio varejista em SC

O mês de março registrou crescimento de 0,6% nas vendas do comércio varejista em relação a fevereiro em Santa Catarina, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada na última quarta-feira (17), apesar da retomada, o Estado é apenas o 20º entre as Unidades da Federação. Mesmo com a recuperação em relação ao mês anterior (-0,5%), as vendas permanecem abaixo do resultado de janeiro (3,3%).

Já em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve avanço de 2,4% no volume de vendas em março, frente a fevereiro. Em comparação com o mesmo mês de 2022, o volume de vendas avançou 4,1% em Santa Catarina.

A atividade Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (27,4%) seguiu com o maior avanço entre as atividades em março, na comparação com março de 2022.

Além disso, o volume do comércio varejista catarinense teve crescimento de 4,9% no acumulado do 1º trimestre de 2023, ou seja, entre janeiro e março, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice é quase a metade do registro nacional, que foi de 2,4%.

Ainda de acordo com o IBGE, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, no Brasil. A média móvel trimestral foi de 1,5% no trimestre encerrado em março.

Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses e, também, de 2,4% no ano.

Fonte: ND+

Mercado varejista registra crescimento no mês de março em Santa Catarina – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação/ND