(49) 3551-2424

100 anos do rádio no Brasil

As emissoras de rádio estão veiculando gratuitamente na programação spots que ressaltam as várias áreas de atuação do veículo, seja em relação às notícias, ao esporte, utilidade pública ou música, além de mencionar a constante renovação do meio ao longo desses 100 anos. Junto com os sports também foi preparado um vídeo comemorativo que está veiculando em TVs e Redes Sociais.

Nesta quarta-feira, dia 07, é a data do primeiro centenário das transmissões oficiais no Brasil. A ABERT criou um Memorial do Rádio, uma viagem virtual pelas 10 décadas de uma história que está entrelaçada com a vida do brasileiro. A exposição relembra a trajetória do rádio, cronologicamente dividida por temas, com centenas de áudios, fotos e imagens que contam um século de radiodifusão no Brasil. 

A primeira transmissão no Brasil
O Corcovado, no Rio de Janeiro, foi o cenário da estreia das transmissões oficiais do rádio no país, em 7 de setembro de 1922. Instalada para comemorar o centenário da Independência do Brasil, a estação veiculou músicas e o discurso do então presidente, Epitácio Pessoa. Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai do rádio brasileiro e da radiodifusão, foi um dos responsáveis pela transmissão no cartão-postal carioca.

Fonte: ACAERT