(49) 3551-2424

Ação alusiva ao Maio Vermelho será sábado em Joaçaba

A prefeitura de Joaçaba, por meio do Serviço de Odontologia da Secretaria de Saúde, em parceria com o curso de odontologia da UNOESC, está realizando ações alusivas ao Maio Vermelho, que é o mês dedicado à prevenção do câncer de boca. As ações tem por objetivo divulgar informações a respeito da doença e buscar o diagnóstico precoce.

Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas neste projeto será realizada no próximo sábado (4), na Praça Adolfo Konder, em frente à prefeitura, das 9h às 16h30, o Dia D de prevenção ao câncer de boca. Nesta ação, serão realizados exames gratuitos bucais para detecção e diagnóstico de lesões. O exame, que é indolor e realizado rapidamente, pode identificar várias alterações, não apenas o câncer e após o diagnóstico é possível iniciar o tratamento indicado. Além disso, serão oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite e aferição de pressão arterial.

O câncer de boca tem como fator de risco o uso de cigarro e de bebidas alcoólicas e encontra-se entre os 10 tipos mais frequentes de câncer em homens no país, por isso, é importante que quem nunca tenha realizado o exame de diagnóstico de lesões ou notou algo diferente em sua boca, participe desta ação.