(49) 3551-2424

SC garante testes da Covid-19 e reforça importância da vacinação

O secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, afirmou, nesta sexta-feira (5), que 300 mil testes da Covid-19 foram garantidos. Além disso, o responsável pela pasta frisou, mais uma vez, a importância de completar o esquema vacinal e a dose de reforço.

Conforme informação da repórter da NDTV, Gabriela Milanezi, o secretário garantiu que os testes antígenos deverão chegar já na próxima semana para localizar pessoas que contraíram a doença. Questionada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), afirma que, mesmo com a compra, as pessoas sintomáticas seguirão como prioridade.

Além das doses, o secretário confirmou que 230 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão habilitados pelo Ministério da Saúde na rede pública de Santa Catarina. Assim, serão priorizadas as unidades hospitalares com leitos já em funcionamento, mas que não estão habilitados.

Atraso e importância da vacinação

Na última segunda-feira (1º), o secretário revelou que 69% dos internados com Covid-19 nos hospitais públicos de Santa Catarina não tinham recebido a dose de reforço.

“Todo mundo já sabe o que precisa ser feito. Está na pista a regra do jogo e todo mundo sabe que precisa fazer a dose de reforço”, disse o secretário durante entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Atualmente, apenas 1.341.698 dose de reforço foram aplicadas em Santa Catarina, conforme o Vacinômetro SC.

O cenário não é diferente em Florianópolis que conta com mais de 100 mil pessoas com a dose de reforço em atraso. Assim como outras 27 mil não voltaram para receber a 2ª aplicação.

O secretário André Motta Ribeiro destaca que a politização da pandemia e da imunização afetou a confiança da população no processo de vacinação. Apesar disso, reforça a importância de respeitar a ciência.

“O médico diz que todos nós precisamos estar vacinados para que possa sair o mais rápido dessa pandemia que ninguém imaginava, mas vamos entrar no terceiro ano de enfrentamento e talvez muito pela dificuldade de entendimento que a ciência precisa ser respeitada acima de tudo”, disse em entrevista para o ND Notícias.

Vacinação em SC

De acordo com  o Vacinômetro SC, atualizado nesta sexta-feira (4), Santa Catarina tem 5,8 milhões de pessoas com, no mínimo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Além disso, 74,26% da população geral imunizada, ou seja, 5.385.491 pessoas completaram o esquema vacinal primário. Assim como 1,3 milhão de doses de reforço foram aplicadas.

Fonte: ND+

Secretário André Motta Ribeiro (direita) acompanhado do superintendente Eduardo Macário (esquerda) – Foto: Gabriela Milanezi/NDTV