(49) 3551-2424

Menino chora perda de cachorro de estimação envenenado

A imagem de um menino de cabeça abaixada e com olhar triste observando um cachorro sem vida dentro de um carrinho de mão causa comoção nas redes sociais nesta semana em SC. O pequeno Kauan, de 10 anos, aparece na fotografia desolado pela perda prematura do melhor amigo de quatro patas.

Quando amanheceu o dia 12 de janeiro, quarta-feira passada, o garoto o encontrou o pet caído no pátio de casa e já não havia o que ser feito. Quem fez o registro emocionante foi o irmão mais velho de menino, Rubens Hoffmann, que compartilhou a imagem nas redes sociais. A publicação provocou indignação.

A divulgação da imagem foi autorizada pela família.

“Eu cheguei lá primeiro para buscar [o corpo do cachorro] e ele veio atrás chorando. A hora que viu de longe já parou e ficou olhando sem reação. Daí me abraçou e chorou um monte. Em casa ficou inconformado, não entendia por que tinham matado o Panda”, conta Rubens.

O cachorrinho era fruto de uma cria dos cães de outra irmã deles que mora em Lontras. Com atrofia nas patas, Panda se tornou xodó da família na casa nova e era companheiro fiel de Kauan. O animal ia completar três anos de vida.

“Por conta desse problema nas patinhas, ele foi criado com um carinho muito grande e daí criou um vínculo sentimental maior. O Kauan e o Panda passavam o dia inteiro juntos brincando”, relembra.

Rubens conta que Panda não saía de dentro do pátio de casa, mas que cachorrinhas de outros moradores da região estavam indo até a propriedade no cio. Ele acredita que alguém pode ter ficado irritado com o fato de o cão cruzar com as fêmeas e isso tenha levado ao envenenamento do pet.

Porém, sem provas de quem fez tamanha crueldade, a família não procurou a polícia. Na rede social Rubens fez um apelo: “Em vez de matar os cachorros dos outros, amarrem suas cadelas em casa”. Panda foi enterrado pelo irmão mais velho de Kauan, que preferiu resguardar o caçula da situação.

“Era um cachorro muito dócil, nunca mordeu ninguém. Foi uma perda grande, principalmente para o meu irmãozinho. Nós adotamos outros dois filhotinhos antes disso acontecer, então o Kauan se distrai um pouco com eles. Mas ainda lembra, vem falar sobre o Panda”, conta Rubens.

O ato cometido contra Panda configura crime, com pena recentemente ampliada para dois a cinco anos de prisão. No ano passado o governo do Estado também endureceu a punição para casos de maus-tratos a animais e criou lei estabelecendo multa de até R$ 20 mil contra os infratores.

Para isso, porém, os casos precisam chegar ao conhecimento das autoridades. Denúncias podem ser feitas à Polícia Militar ou Polícia Civil.

Em setembro do ano passado, a Justiça condenou mãe e filho por maus-tratos a animais em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. A mulher recebeu pena de dois anos de prisão que foram convertidos em serviço comunitário. Ela também terá de pagar um salário mínimo (R$ 1,1 mil) a uma entidade social para se redimir do crime.

Já o rapaz recebeu sentença mais severa, de dois anos e quatro meses de reclusão, pois não é mais réu primário. Conforme decisão do juiz, deve cumprir a pena inicialmente em regime semiaberto. Na época ainda cabia recurso e os dois puderam recorrer da sentença em liberdade.

Fonte: NSC Total

Foto: Rubens Hoffmann/Arquivo Pessoal