(49) 3551-2424

Vereadores de Joaçaba definem pelo nome de Aluar de Oliveira Pinto o nome da Praça da Catedral

No primeiro bloco de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Joaçaba neste mês de dezembro, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo nº 25, de autoria dos vereadores Rodrigo Pedrini e Vilmar Zilio, denominando a praça enfrente a catedral de doutor Aluar de Oliveira Pinto, numa homenagem ao médico que faleceu no dia 14 de outubro deste ano em Florianópolis, depois de lutar contra um câncer.

Segundo um dos proponentes, o vereador Rodrigo Pedrini, a opção pelo nome do médico surgiu atendendo uma indicação dada pelo Rotary Club do município, através da presidente Tânia Nodari.

“Recebi um telefonema da presidente Tânia no início do mês de novembro, indicando o nome do doutor Aluar. Achei justo porque ele foi um cidadão que sempre fez coisas boas para as pessoas da nossa comunidade. Um médico que foi além de suas atribuições profissionais na medicina, porque sempre cativou as pessoas e todo mundo gostava dele. Foi um grande exemplo para todos nós”, resumiu Pedrini.

Natural da cidade de Herval d’ Oeste, Dr. Aluar iniciou suas atividades profissionais em Salto Veloso, no primeiro semestre de 1965. No mesmo ano, passou a atuar no Hospital Santa Terezinha de Joaçaba, onde foi Diretor Clínico por cerca de 14 anos. Foi médico do antigo INAMPS de Joaçaba e coordenador Regional do INAMPS em Florianópolis, entre 1983 e 1984.

Em 1984, Dr. Aluar retornou a Joaçaba, passando a atender no Hospital São Miguel, onde manteve a atividade até 2020. Foi também secretário de Saúde do município de Joaçaba, entre 1989 e 1993. Sua especialidade era médico clínico com Especialidade em Clínica Médica, médico do Trabalho e médico do Tráfego.

Dr. Aluar de Oliveira Pinto foi homenagem no dia 16 de agosto deste ano pela Câmara de Vereadores de Joaçaba com uma Moção de Aplauso pelos seus 50 anos de dedicação à medicina.

Já no dia 8 de julho de 2019, os vereadores de Herval d´Oeste também prestaram uma homenagem ao Dr. Aluar, através de uma Moção de Aplauso, por ter sido o primeiro hervalense a se formar em medicina.

O Projeto de Lei Legislativo dando o nome da praça de Aluar de Oliveira Pinto já está nas mãos do prefeito joaçabense Dioclésio Ragnini para ser sancionado e posteriormente publicado.

Por Julnei Bruno

Imagem ilustrativa da nova praça que está em reforma