(49) 3551-2424

SC recebe novas remessas de vacinas para aplicação de 2ª dose e reforço

Uma nova remessa com 227.296 doses das vacinas contra a Covid-19 estão sendo distribuídas em Santa Catarina nesta quarta-feira (3). Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, foram enviados novos lotes da AstraZeneca e da Pfizer para aplicação da segunda dose e da dose de reforço no Estado.

Chegaram no total 28.270 doses da AstraZeneca para a conclusão dos esquemas vacinais na população adulta com 18 anos ou mais, 77.184 doses da Pfizer para aplicação da segunda dose, e 114.906 doses da Pfizer para aplicação da dose de reforço na população idosa com 60 anos ou mais.

Segundo levantamento da Gedim (Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização), da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), 22 municípios ainda precisavam receber doses da vacina AstraZeneca para concluir os esquemas vacinais da população adulta.

Com base nesses dados foram feitos os envios da nova remessa. Já com relação às doses da vacina Pfizer para uso como D2 e dose de reforço, o envio foi feito a partir da solicitação dos municípios catarinenses.

A distribuição começou pela manhã desta quarta e seguirá ao longo desta tarde. As doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba estão sendo transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Já as doses das centrais de Lages, Rio do Sul, Blumenau, Grande Florianópolis, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Blumenau seguem via terrestre.

Remessa para vacinação em adolescentes

Na quinta-feira (4) Santa Catarina receberá 189.540 doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes serão usados para aplicação em adolescentes e como reforço.

De acordo com a pauta de distribuição do Ministério da Saúde, as quase 190 mil doses, produzidas pela farmacêutica Pfizer desembarcarão por volta das 11h50 no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Segundo a Dive/SC, 121.680 imunizantes serão usados para aplicação da dose de reforço e os outros 67.860 para a primeira aplicação da vacina em adolescentes entre 12 e 17 anos.

Apesar da chegada na quinta-feira (4), a Dive/SC afirma que não definiu a data e horário de distribuição dos imunizantes que serão usados em adolescentes. Além disso, ressalta que a área técnica está planejando a distribuição das 128 mil doses que foram recebidas na última sexta-feira (29).

Vacinação em Santa Catarina

Conforme levantamento feito pela Dive/SC, 465.431 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina não retornaram, no tempo correto do intervalo vacinal de cada imunizante, para tomar a segunda dose.

Dessa forma, 181.010 que deveriam tomar a segunda dose da AstraZeneca, 140.579 da Coronavac e 143.842 da Pfizer estão com a conclusão do esquema vacinal atrasado.

Fonte: ND+

Nova remessa de vacinas chega em Santa Catarina nesta quarta-feira (3) – Foto: Léo Munhoz/ND