(49) 3551-2424

Caixa anuncia calendário de pagamentos do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira, dia 16, o calendário do novo Auxílio Brasil, que começa a ser pago nesta quarta-feira, dia 17. O benefício substitui o Bolsa Família e utiliza o mesmo cadastro do beneficiário.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que no aplicativo Caixa Tem podem ser consultados o saldo e as datas de pagamento das parcelas. O Auxílio Brasil manteve as datas de depósitos do Bolsa Família, que funcionam de acordo com o fim do Número de Inscrição Social (NIS).

O valor médio do benefício será de R$ 217,18 mensais em novembro. Segundo o governo, o valor representa um aumento de 17,84% no tíquete médio pago até então no Bolsa Família, de R$ 190. “O reajuste dos benefícios básicos é permanente e será incorporado ao programa em caráter definitivo”, informou o Ministério da Cidadania.

Guimarães ainda afirmou que todos os meses o Ministério da Cidadania vai selecionar novos beneficiários para o Auxílio Brasil. O fato de a família estar inscrita no Cadastro Único, com dados atualizados, não resulta na concessão imediata do Auxílio Brasil. Somente para quem já recebia o Bolsa Família, o novo auxílio será pago automaticamente. Se o beneficiário possui CadÚnico mas não recebia Bolsa Família entra para uma lista de reserva.