(49) 3551-2424

Saúde de Joaçaba adquire 4 desfibriladores

A Secretaria de Saúde de Joaçaba adquiriu quatro novos desfibriladores externos automáticos (DEA), que é um equipamento eletrônico externo utilizado para reverter quadro de fibrilação grave e em situações em que o ritmo cardíaco está muito alterado e pode causar a morte.

Para adquirir os equipamentos, a Secretaria investiu quase R$ 23 mil. “Esses equipamentos adquiridos serão de grande utilidade, pois eles podem salvar vidas em casos de problemas cardíacos, como infartos, arritmia cardíaca e até mesmo reverter uma parada cardíaca. O modelo desses equipamentos é o Externo Automático, ou seja, ele é autoexplicativo e o operador só precisa apertar o botão de tratamento e é o próprio aparelho quem decide a carga a ser aplicada no paciente, podendo qualquer pessoa previamente treinada utilizá-lo”, afirmou o Secretário de Saúde, Valmor Reisdorfer.

As Unidades de Saúde contempladas com os aparelhos foram os ESF’s Santa Tereza, São Brás, Centro 1 e Vila Pedrini, mas no decorrer do ano, a Secretaria pretende adquirir novos aparelhos para o restante das unidades. 

Os profissionais já receberam o treinamento para uso do equipamento, que foi ministrado pela equipe do SAMU-USB de Joaçaba.