(49) 3551-2424

Unoesc Joaçaba abre cursos de Farmácia e Tecnologia em Radiologia

A Unoesc Joaçaba abriu dois novos cursos na área da Saúde, Farmácia e Tecnologia em Radiologia. As inscrições já estão abertas no site da universidade.

O curso de Farmácia, coordenado pelo professor Roberto Degenhardt, tem a duração de dez fases (semestres) e prepara o aluno para atuar nas diferentes áreas das Ciências Farmacêuticas (farmácias, hospitais, vigilância sanitária, serviços de saúde), com análises clínicas e toxicológicas, na produção, controle de qualidade e análise de alimentos, além de habilitá-lo para trabalhar na indústria farmacêutica, produzindo e testando substâncias e os seus princípios ativos, observando as diversas reações provocadas no organismo.

— O acadêmico sai preparado para atuar com diversas competências e, por isso, podemos dizer que o curso de farmácia da Unoesc forma um profissional completo e pronto para o mercado — destaca o coordenador.

O farmacêutico é o profissional responsável pela preparação, qualidade e distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos. No mercado de trabalho pode atuar em quatro grandes grupos: Ciências Farmacêuticas: farmácias de dispensação, magistrais, hospitalares, homeopáticas, farmácias do SUS, vigilância sanitária, gerenciamento dos serviços de saúde e pesquisas clínicas e científicas; Análises Clínicas: laboratórios de análises clínicas e análises toxicológicas e Ciência, Tecnologia de Alimentos: indústrias de alimentos e Farmácia Industrial: indústrias de medicamentos.

Já o curso de Tecnologia em Radiologia, tem duração de seis fases, também coordenado pelo professor Roberto Degenhardt, visa promover a formação do profissional para o domínio operacional na área de Radiologia, utilizando de forma otimizada os equipamentos de alta tecnologia relacionados à produção de imagens médicas e áreas correlatas aptas para a inserção no mundo do trabalho com postura ética e solidária.

O Tecnólogo em Radiologia pode atuar em hospitais, clínicas de imagens, laboratórios, clínicas de imagens odontológicas e indústrias de equipamentos de radiologia, tanto na saúde humana como animal. Como o tecnólogo tem uma formação mais ampla pode assumir funções ligadas à gestão e supervisão de outros profissionais das técnicas radiológicas, incluindo a medicina nuclear, tomografia, radiologia industrial e outros campos.

Os cursos têm como diferenciais um corpo docente qualificado composto por professores mestres e doutores, uma excelente estrutura física em laboratórios, salas de aula, bibliotecas e apoio pedagógico ao estudante, além de contar com o HUST como hospital escola. Desde o início do curso os alunos são envolvidos nas atividades de pesquisa e extensão, que complementam sua formação junto com as atividades de ensino.

Conforme explica Degenhardt, os dois cursos complementarão duas lacunas que ainda existiam na Área da Saúde da Unoesc Joaçaba, pois, dentro de suas especificidades cada uma das duas formações, Farmácia e Tecnologia em Radiologia, abrangem áreas de atuação bastante específicas que apenas estes profissionais podem assumir. Além disso, os dois cursos já poderão desde o início contar com o corpo docente e estrutura existente na instituição.