(49) 3551-2424

Terror em Criciúma: bandidos explodem agências bancárias e fazem reféns

Terror. Não há nenhuma expressão que melhor defina as primeiras horas desta terça-feira (1) em Criciúma, no Sul do Estado, depois de um ataque de criminosos a agências bancárias do município.

Em ação visivelmente bem arquitetada, dezenas de bandidos a bordo de veículos de luxo cercaram os acessos do município e renderam populares e funcionários municipais que realizavam a limpeza das ruas. Conforme apurado, ao menos duas pessoas ficaram feridas: um vigilante e um policial militar. A ação, até por ter sido realizada em uma área central, começou a “pipocar” em redes sociais desde os primeiros minutos da madrugada.

Em diversos registros é possível ver a movimentação de homens portando e disparando com armamento de grosso calibre. Outro vídeo mostra seis pessoas sentadas em uma faixa de pedestre, em condições de submissão.

Estima-se que a trama tenha começado por volta da meia-noite e se estendido até as 2h, momento em que uma espécie de “carreata” foi testemunhada pelas ruas do município.

Prefeito pede que as pessoas fiquem em casa

Segundo o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), ao menos dez veículos tomaram a direção Sul, rumo a Porto Alegre, por vias alternativas. Imagens deram conta de uma passagem no município de Nova Veneza, cerca de 20 km de Criciúma.

O chefe do Executivo pediu para que a população ficasse em casa. No vídeo, publicado à 1h da madrugada, Salvaro informava que a situação estava descontrolada. “A cidade neste momento está sitiada. São criminosos muito bem preparados. Certamente vieram de outros estados da federação. Recomenda-se que você fique em casa”, disse.

Vias fechadas

Em um outro indício de uma trama elaborada, os bandidos trataram de incendiar um veículo no acesso ao túnel do Morro do Formigão, no quilômetro 338 da BR-101, direção Sul, que liga o município de Tubarão até Criciúma. O objetivo, relatou o prefeito, foi impedir a chegada de reforço de outros municípios.

Não há informações oficiais sobre quais são as agências assaltadas.

Em contato com o delegado Albert Dieison Silveira, da SAER-Fron (Serviço Aeropolicial de Fronteira), ele limitou-se a dizer que deve se deslocar até Criciúma nas primeiras horas da manhã.

Já o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, do 9º BPM (Batalhão da Polícia Militar), encaminhou um áudio, ainda ao longo da ação, confirmando o ataque e pedindo atenção a população.