(49) 3551-2424

Vereadores de Vargem Bonita pedem reforma de Escola Estadual

O evento climático ocorrido no mês de agosto que assolou Vargem Bonita, deixou um rastro de destruição em praticamente 100% das edificações da cidade. A Escola de Educação Básica Vitório Roman, foi uma das atingidas pelo temporal, ficando quase totalmente danificada e até o momento não foi realizado nenhum reparo, estando sem as mínimas condições de atendimento, tanto na área pedagógica quanto na administrativa.

Diante da situação, os vereadores Arlete Teresinha Debastiani (proponente), Ielder Cazella, Junior Panizzi e Luceni L. Bazzi elaboraram Moção de apelo que foi encaminhada à Governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, reivindicando a liberação da “reforma geral” da Escola de Educação Básica Vitório Roman.

O documento cita que a ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “VITÓRIO ROMAN” foi fundada em 06/03/1945 e iniciou suas atividades em janeiro de 1973, sendo reconhecida como estabelecimento de ensino através da portaria do Conselho Estadual de Educação nº 10322.

A instituição atende cerca de 344 alunos, distribuídos em 14 turmas dos 6º anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, nos três períodos, de todas as comunidades do interior: Coração, Tunalzinho, Nossa Senhora do Carmo, Pingador, Marmeleiro, São José, Assentamento 25 de Maio, e da área urbana.

“A Educação é o pilar fundamental da vida educacional de nosso município e se confunde com o patrimônio histórico, com uma linda história para nossos munícipes e diante da urgência na execução destas obras que considera, entre outros pontos, o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina “que o Estado deverá garantir o acesso da criança e do adolescente no ensino regular, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, incluindo a qualidade de aprendizagem e infraestrutura”, descreveram os vereadores que aguardam o atendimento do pedido por parte do Estado.

Crédito Fotos: Rosane Favretto