(49) 3551-2424

Cinzas do escultor Cláudio Silva são levadas ao Monumento Frei Bruno em Joaçaba

A memória do artista e escultor, Cláudio Silva, foi eternizada nesta terça-feira (17) junto a uma de suas principais e mais marcantes obras: O Monumento Frei Bruno em Joaçaba.

Em uma cerimônia religiosa reservada para familiares, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Mário, com a presença da viúva Sandra Maria Hermes, foram depositadas as cinzas do escultor em uma urna que foi colocada em baixo de uma pedra em frente ao Monumento. Junto a pedra uma placa com a frase do escultor: “Na arte me sinto mais perto de Deus”. Segundo Sandra, esta frase foi encontrada em um dos seus blocos de anotações. Em ato simbólico foi feito também o plantio de uma muda de ACER, uma árvore, com flores vermelhas, uma das plantas preferidas do escultor.

Cláudio Silva faleceu em setembro de 2018. Ele foi o responsável pela escultura da estátua de Frei Bruno. Trabalhou no projeto por mais de 4 anos com muita dedicação. “Foi a obra mais importantes de sua vida profissional e era um orgulho para ele terem dado esta oportunidade. Ele tinha uma capacidade artística muito grande, era detalhista e o resultado está aí” recorda a viúva Sandra. Segundo ela, a família recebeu com gratidão e de forma muito emocionada a homenagem da CDL.

O presidente da CDL, Célio Alves de Oliveira destacou que foi uma forma de reconhecimento a um dos artistas plásticos e escultores mais importantes de nossa região, que se dedicou ao longo de 4 anos a construção da estátua de Frei Bruno, um dos principais cartões postais do nosso município. “Para nós termos a presença eterna do Cláudio num local preparado especialmente para ele é muito importante e uma singela homenagem diante desta grande obra que ele edificou, e Joaçaba agradece eternamente sua competência artística.

Por Marcelo Santos