(49) 3551-2424

Pré-incubados da Unoesc apresentam ideias de negócios

Neste mês de outubro, foram realizadas as apresentações das ideias de negócio dos projetos pré-incubados no Cocreation Lab Inovale, espaço localizado na Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) da Unoesc, e que tem apoio do Polo Inovale. Estes projetos estavam pré-incubados pelo Programa Nascer, programa que é da Fapesc e Sebrae, realizado pelo Cocreation Lab.

Na oportunidade, os projetos foram avaliados por representantes do Cocreation Lab, da Fapesc, Agir e Polo Inovale. Foram destaque a Plataforma Senil, que tem como objetivo auxiliar no diagnóstico do Alzheimer, que ficou em primeiro lugar recebendo como prêmio a certificação de sua marca pela empresa Ranzolin Propriedade Intelectual e um kit do Cocreation Lab. Em segundo lugar ficou o projeto Look Green, um Marketplace de moda sustentável e em terceiro, o aplicativo Parada Segura, voltado para auxiliar os caminhoneiros a encontrar locais de descanso e pernoite em postos de combustíveis. Ambos foram premiados também com um kit.

— É muito gratificante ver o quanto esses jovens empreendedores cresceram com o processo de pré-incubação e a mentoria acompanhada pelo time da AGIR Unoesc. Certamente, toda a região ganha com a qualificação de novos negócios e a consolidação desses espaços de inovação e empreendedorismo. A Unoesc entende assim, estar cumprindo sua missão institucional que visa o desenvolvimento da nossa comunidade — disse coordenadora da AGIR, profa. Jéssica Mota.

A apresentação realizada encerrou um período de pré-incubação que durou aproximadamente oito meses.  Agora, os projetos partem para a fase de incubação, etapa na qual os empreendedores colocam em prática sua ideia de negócio, partindo para o desenvolvimento de seus produtos e serviços.

Neste mês se não for publicado agora iniciam as atividades da nova turma de Pré-Incubação do Cocreation Lab Inovale, na qual empreendedores de outros sete novos projetos terão a oportunidade de desenvolver suas ideias na AGIR por seis meses, período no qual se tem à disposição um conjunto de atividades e apoio que auxiliarão nas etapas de validação dos seus modelos de negócios.

— A pré-incubação possibilita que as pessoas que tem uma ideia empreendedora recebam palestras com mentores, apoio para realização de plano de negócio e avaliem a viabilidade do mercado, o que facilita muito na hora de tirar sua ideia inovadora do papel. Bons projetos já passaram por aqui e outros ainda virão — afirmou o bolsista do Cocreation Lab Inovale, Ricardo Fortes da Silva.

Os interessados em pré-incubar um projeto que pode se transformar em negócio podem ficar atentos aos editais de chamada para o Programa Nascer ou fazer contato e obter mais informações na AGIR, que está localizada no campus 1 da Unoesc Joaçaba, telefone 3551-2296. 

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa