(49) 3551-2424

Aula na rede de ensino de SC deverá ser retomada de forma gradativa quando o risco de contaminação for moderado

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, disse em reunião virtual com deputados catarinenses que a retomada das aulas presenciais em Santa Catarina deverá ocorrer somente quando for possível atingir a estabilidade de risco moderado no mapa de monitoramento do Governo Estadual.

Por enquanto, o mapa de Avaliação de Risco Potencial de Saúde revela que cinco regiões se mantém no último nível de contaminação, ou seja, na condição gravíssima e outras 11 regiões estão com a condição grave.

Nenhuma região está no risco moderado para contaminação de Covid-19.

A expectativa da Secretaria Estadual de Educação é de que a partir do risco moderado poderá iniciar gradualmente o retorno dos alunos em todas as redes de ensino, a partir dos últimos anos da educação básica, como o Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante, até a retomada dos anos finais do Fundamental, dos anos iniciais e, por último, da educação infantil.

Com as aulas suspensas para reduzir a mobilidade das pessoas e a velocidade de transmissão do vírus no território catarinense, Uggioni frisou a preocupação com alunos da faixa etária da Educação Infantil, que deverá ser a última a retomar atividades presenciais.

Os fatores como as complicações do quadro epidemiológico em países que retomaram aulas para crianças até os 6 anos e pela impossibilidade de as crianças nesta fase cumprirem efetivamente os protocolos de saúde requeridos, mesmo com todas as medidas de segurança que venham a ser adotadas.

A regional de Joaçaba continua com a condição gravíssima para a Covid-19. Já as regionais de Concórdia, Xanxerê e Chapecó estão na classificação grave.