Exame do LACEN descarta caso de CORONAVÍRUS em criança de 2 anos em Capinzal

A Secretaria de Saúde de Capinzal publicou nota no final da tarde desta segunda-feira (11) descartando o caso de Coronavírus em uma criança de 2 anos, que testou positivo em um teste rápido. Após o resultado, foi coletado material e enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), que testou negativo para Covid-19.

Portanto, Capinzal não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SECRETARIA DA SAÚDE DE CAPINZAL 

A Secretaria da Saúde de Capinzal vem fazer o seguinte esclarecimento relacionado ao resultado do exame da paciente, divulgado no último dia 5 de maio, como o primeiro caso positivo de Covid-19 de Capinzal:

O teste rápido realizado no dia 2 de maio, em um laboratório privado do Município, foi coletado 4 dias após o contato da paciente com a pessoa de outro município com teste positivo, sendo que no teste rápido, apresentou resultado positivo. 

No entanto, a Nota Técnica 2/2020 e as demais orientações do Ministério da Saúde, dispõem que o Teste Rápido deve ser realizado somente após o 7° dia de sintomas. 

Por outro lado, o teste RT-PCR foi coletado no 3° dia de sintomas da criança, no dia 4 de maio, em consonância com as recomendações do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina – LACEN e apresentou resultado negativo. 

Ressaltamos que, assim como todo exame laboratorial, possíveis interferências e limitações do teste devem ser levadas em conta quando da sua interpretação. Seus resultados devem ser analisados junto ao período de coleta, quadro clínico-epidemiológico, exames de imagens e outros exames laboratoriais confirmatórios. 

Diante disso, o exame será considerado NEGATIVO pela Secretaria de Estado da Saúde e, em consequência, pela Secretaria da Saúde de Capinzal. 

Fonte: Rádio Capinzal