(49) 3551-2424

HUST está desenvolvendo ações para melhoria no funcionamento da Emergência

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) está participando do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e desenvolvendo uma série de ações que visam para melhorar o funcionamento de sua Emergência, principalmente no que diz respeito ao tempo de permanência dos pacientes atendidos.

O Proadi-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) e tem por objetivo ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos. Por meio desse programa são realizados projetos educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada nos hospitais participantes. No caso do HUST, um consultor do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, parceiro do programa, está prestando consultoria na área de Gestão.

Já foram realizadas duas visitas, nas quais, além de identificar os problemas foram elaborados planos de melhoria e iniciado o acompanhamento para mensurar os resultados, corrigir rotas e disseminar as boas práticas. Entre os aspectos que estão sendo registrados e acompanhados estão: o tempo médio para a classificação de risco, para consulta médica, para medicar os pacientes, realizar exames de imagem e laboratoriais e para avaliação especializada visando reduzir o tempo de atendimento.

As ações serão implantadas ao longo do ano e serão acompanhadas pelo consultor. Para o diretor do HUST, Alciomar Marin, a participação no projeto vem ao encontro do Planejamento Estratégico, que tem como um dos objetivos desenvolver parcerias para melhor resolutividade na atenção à saúde da região.

— Essa parceria com o Proadi-SUS do Ministério da Saúde com hospitais de referência como o Hospital Albert Einstein, nos credencia para estarmos atuando de forma mais eficaz nos processos, nesse caso especificamente, no setor de emergência do HUST. Ressaltamos a importância desse projeto para a melhoria das condições de saúde da população regional— afirmou Alciomar Marin.