Vacinação contra o sarampo tem nova fase a partir desta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (10), e segue até o dia 13 de março, uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. A recomendação do Ministério da Saúde era de que fossem vacinadas pessoas com idade entre 5 e 19 anos. No entanto, Santa Catarina optou por ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos de idade. O Dia D será no dia 15 de fevereiro.

A vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, está disponível nas 48 salas de vacinação localizadas nos centros de saúde de Florianópolis. Para se vacinar é simples: basta levar a caderneta de vacinação para avaliação em qualquer uma destas salas, independentemente de ser o seu bairro ou não e, se necessário, já receber a dose. Se você não tem a caderneta de vacinação, não tem problema. Você receberá a dose indicada a sua faixa etária e uma nova caderneta ou comprovação de vacinação.

“Reforçamos que a população em idade escolar deve apresentar comprovante de vacinação no momento da matrícula e, nos próximos dias, a Vigilância Sanitária realizará vistoria em escolas públicas e privadas para verificar a situação vacinal dos alunos”, reforça Ana Cristina Vidor, Gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis.

Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses desta forma:

  • – 6 meses de vida: dose zero
  • – 1 ano de idade: primeira dose
  • – 1 ano e 3 meses: segunda dose
  • – até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
  • – de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose