(49) 3551-2424

Peritiba registra quatro casos de Sarampo

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) atualizou o monitoramento do surto de sarampo que atinge várias regiões do Estado.

No Alto Uruguai Catarinense a situação é preocupante. Em Concórdia o número de pessoas com sarampo chegou a 14, confirmando mais um caso que estava em investigação. Outro município  com situação de alerta é Peritiba que contabiliza quatro casos de Sarampo confirmados. 

Os casos confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) até a semana epidemiológica 47 são classificados como relacionados a importação, pois as evidências epidemiológicas demonstram que, além dos tripulantes do navio de nacionalidade estrangeira, os novos casos registrados a partir da semana 29/2019, têm histórico de residência, deslocamento e/ou provável contato com casos confirmados no período de exposição em outros estados do país onde estão ocorrendo surto. Apesar de exaustiva investigação dos casos pelas equipes de vigilância, em 50% dos casos a fonte de infecção não foi identificada.

Entre os 178 casos confirmados 3 foram em tripulantes de navio no mês de fevereiro de 2019; outros casos estão distribuídos geograficamente em 28 municípios catarinenses: Joinville (59) Florianópolis (29), Concórdia (14), Jaraguá do Sul (12), Canoinhas (11), Palhoça (7), São José (6), São Bento do Sul (4), Porto União (4), Peritiba (4), Barra Velha (3), Tubarão (3), Governador Celso Ramos (2), São Francisco do Sul (2), Guaramirim (2), Blumenau (1), Caçador (1), Balneário Camboriú (1), Balneário Piçarras (1), Modelo (1), Schroeder (1), Guabiruba (1), São João Batista (1), Imbituba (1), Monte Castelo (1), Mafra( 1), Jaborá ( 1), Araquari (1).