(49) 3551-2424

HUST recebe 300 mil reais para reforma de Unidade de Atenção Especializada em Saúde

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), mantido pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), foi contemplado com uma emenda parlamentar individual de R$ 300.000,00 de autoria do Senador Jorginho Mello. O valor recebido será destinado à reforma de uma área de aproximadamente 166m², onde serão implantados dez novos leitos de UTI adulto.

De acordo com o diretor geral do HUST, professor Alciomar Antonio Marin, essa é uma conquista não só para o hospital, mas para toda a comunidade. Conforme explica o professor, o HUST disponibiliza para a Rede de Urgências e Emergências-RUE dez leitos de UTI adulto tipo II, número insuficiente para atender a demanda existente na região da qual é referência.

— Com essa ampliação será possível a qualificação do cuidado ao paciente crítico com aprimoramento dos processos de trabalho; redução de transferências do SAMU para outras localidades; melhorar o manejo de pacientes clinicamente instáveis internados no hospital; redução na suspensão de cirurgias de grande porte por falta de leitos de UTI; melhorar o fluxo de cirurgias eletivas represadas que demandam leitos de UTI, e melhorar a capacidade de atendimento dos pacientes — enfatiza o diretor.

O HUST é hoje um hospital estratégico para o Ministério da Saúde e para a Secretaria de Estado da Saúde-SES/SC, sendo referência para a Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense que abrange 55 municípios e uma população de aproximadamente 620 mil habitantes,  enquanto Unidade de Alta Complexidade em Oncologia-UNACON; Oncologia cirúrgica, Unidade de assistência de alta complexidade em neurologia/neurocirurgia,   Unidade de Terapia Intensiva adulto Tipo II,  Porta aberta na Rede de Atenção às  Urgências e Emergências ,  e retirada de órgãos e tecidos. Aproximadamente 90% do atendimento na Unidade de Terapia Intensiva do HUST é destinada à assistência de pacientes do Sistema Único de Saúde

— Acreditamos e faremos o possível para que ainda no ano de 2020 possamos concretizar a ampliação da UTI adulto com esses novos leitos. Para a segunda etapa vamos nos concentrar em poder viabilizar recursos para a aquisição dos equipamentos. Somos muito gratos ao nosso Senador Jorginho Melo que incansavelmente tem lutado e conseguido trazer não só recursos, mas benefícios a toda população da macrorregião com essas demandas — finalizou o diretor.