(49) 3551-2424

Primeiro caso de Gripe A é registrado em Campos Novos

H1N1A Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu na segunda-feira, dia 11, a confirmação do primeiro caso de gripe A, transmitida pelo vírus H1N1. Trata-se de um homem de 30 anos que reside no Bairro Centro Dois.

Rosângela de Sá Baldin, técnica em Vigilância Epidemiológica, informou que a coleta para o exame do H1N1 foi feita na última quarta-feira, 06. Conforme Rosângela, o paciente deu entrada no Hospital Dr. José Athanázio na terça-feira, 05, sendo internado diretamente na unidade semi-intensiva, depois de ser socorrido pelo Samu.

O Samu foi chamado para atender uma ocorrência de um rapaz que estava passando mal em casa, trouxeram para o hospital, o médico já internou ele na semi-intensiva, isolado, porque ele apresentava falta de ar, febre alta, dor de garganta e muita tosse. Fui chamada então pelo hospital para fazer a coleta da gripe A. Fomos e fizemos a coleta na quarta-feira e na última segunda-feira o resultado veio positivo para gripe A, H1N1”, relatou a técnica da Vigilância Epidemiológica.

O paciente recebeu imediatamente o tratamento com antiviral Tamiflu, retornando para casa na quinta-feira à tarde, dia 07. Rosangela de Sá Baldin ressalta que o resultado positivo não significa que todas as pessoas próximas do paciente tenham contraído o vírus H1N1. Ela esclarece também que a coleta de material para exame da gripe A só ocorre em pacientes hospitalizados, que estejam utilizando suporte ventilatório.

Gostaria de frisar que o Lacen, que é o Laboratório Regional de Florianópolis, orienta e tem uma norma técnica que a Vigilância Epidemiológica só faça coleta de casos em que o paciente esteja internado com o uso de suporte ventilatório, ou seja, com o uso de oxigênio ou entubado”, esclareceu.

Não se tem confirmação das circunstâncias em que o rapaz contraiu a gripe A. Há informações que ele tenha deixado a cidade, mas já estava com sintomas da gripe. As pessoas próximas do paciente que teve o caso confirmado, porém, estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Jornal O Celeiro