(49) 3551-2424

Documentário do morador de Irani preso injustamente será apresentado em Joaçaba

2Um morador do município de Irani que ficou preso quase 6 anos, acusado de ter participado da morte de um Policial Rodoviário em Vargem Bonita no ano de 1998, e que conseguiu provar sua inocência, virou o principal protagonista de um seriado americano foi exibido para toda América Latina. Jair Dalberti, 40 anos, condenado a 15 anos de prisão, ficou preso em Joaçaba até que fosse reconhecida sua inocência. Devido ao erro jurídico, a defesa pediu indenização de R$ 1,5 milhão da União que recorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A série documental, chamada “Presume-se Inocente”, conta casos de pessoas que foram presas e pagaram por crimes que não cometeram. No Brasil o canal americano abordou apenas três casos. Além do morador de Irani, os outros dois estão em Belo Horizonte e São Paulo.

O caso
O calvário de Jair Dalberti começou em uma lanchonete de estrada, quando um ex-colega de trabalho lhe pediu uma carona até um trevo próximo. No caminho, o amigo parou para falar com outras três pessoas, que Jair não conhecia. Com a autorização de Jair, um deles pôs algumas sacolas no porta-malas e todos foram juntos de carona. Depois de deixá-los em um posto de combustível, Jair voltou para casa. Ele nem imaginava que havia transportado os membros de uma gangue armada e que, depois de tê-los deixado, eles acabariam assaltando um ônibus, agredindo os passageiros e assassinando um policial. Identificado pelo carro que levou os bandidos, Dalberti foi condenado por roubo seguido de morte e passou cinco anos na prisão, até que foi absolvido e pôde recuperar a sua  liberdade.

O seriado será apresentado nesta sexta-feira (01) a partir das 19h no auditório jurídico da UNOESC para alunos do curso de direito e também a comunidade. O evento é aberto a comunidade. O protagonista e mais o advogado estarão no local relatando detalhes do caso e também respondendo perguntas.

Por Marcelo Santos

ASSISTA O DOCUMENTÁRIO