(49) 3551-2424

Prefeito de Joaçaba se manifesta sobre o Parque Municipal através de Carta Aberta à comunidade

Obras em andamento no Parque Municipal de JoaçabaAtravés de uma carta aberta e de um vídeo postado nas redes sociais, o prefeito Rafael Laske, se manifestou sobre a construção do Parque Central de Joaçaba. Segundo ele, o esporte e a cultura são meios eficazes de distanciar os jovens das drogas e da violência e, por isso, as obras do parque continuam.

Confira o texto na íntegra:

Carta aberta à comunidade joaçabense

Em 1996 tive minha primeira oportunidade política e me elegi vereador de Joaçaba. Desde lá andei por diversos caminhos, sempre atrelados à vida pública, e em 2009 assumi a Prefeitura Municipal de Joaçaba, no cargo de prefeito.

Dos anos 90 até hoje muita coisa mudou. Nossa cidade mudou. Novos bairros, novos empreendimentos, novas pessoas. Somente uma coisa não mudou até então: ainda não possuímos um local que seja referência em lazer, prática esportiva e que reúna nossa comunidade nos momentos de descanso.

A ideia de construir um local apropriado para as famílias se reunirem, os amigos se encontrarem morou em minha mente durante muito tempo, antes mesmo de eu assumir como prefeito. E foi em 2009 que eu vi a oportunidade de construir um lugar digno dos nossos jovens, que ganhem tempo praticando esporte e não percam suas vidas em algum vício ou com más companhias.

Com o sonho em mente e a possibilidade dele se tornar realidade, eu e a equipe da prefeitura passamos buscar o local ideal para abrigar tamanha obra. Deveria ser um local próximo ao centro do município, para facilitar o acesso de toda a comunidade. E então, depois de muito buscar, muito estudar, encontramos o lugar ideal daquele que será a segunda casa da família joaçabense.

A escolha do terreno que abrigava o Tiro de Guerra, o ginásio Ivo Silveira e Estádio Oscar Rodrigues Da Nova não foi por acaso. Atendendo o Ministério Público e com base em laudos de engenharia, o ginásio Ivo Silveira foi interditado. Sua estrutura física não correspondia mais às necessidades da população, além do que o nosso Silveirão, estava com toda estrutura comprometida e uma reforma era inviável, pois sairia muito cara aos cofres públicos. Em contrapartida, o município está construindo um novo ginásio municipal no bairro Santa Tereza, com área de 3.578m², dentro das exigências atuais de segurança e acessibilidade.

A sede do Tiro de Guerra, por sua vez, também estava num espaço debilitado e que já precisava de reformas. O TG 05-008 foi fundado em 1952, numa época em que a sede ainda ficava retirada do centro da cidade, e possibilitava aos atiradores, maior liberdade e tranquilidade para suas atividades. Atualmente o TG está localizado nos bairros Clara Adélia e Contestado, na antiga escola Dulce Fernandes de Queiroz. A escola recebeu todas as adaptações e o espaço para as atividades é muito maior do que a sede anterior.

Já o estádio Oscar Rodrigues Da Nova, palco de tantos espetáculos do esporte. Cumpriu seu papel e terá para sempre um espaço guardado no coração dos joaçabenses. Lá em 2009 o Da Nova já não abrigava mais grandes competições e, infelizmente, poucas pessoas ainda o visitavam. Atualmente, a administração tem parceria firmada com o estádio Frei Bruno, onde além das escolinhas outras competições são promovidas.

 Paralelo a tudo isso, ao sonho de construir um parque para Joaçaba, em minha vida pessoal conheci a Lucíola, e em 2011 nos casamos. Hoje somos uma família, e todo nosso foco, nosso amor e nosso trabalho é em prol de nossos dois filhos Rafael e Clara. Com duas crianças dependentes da gente, a visão muda, pois o mundo lá fora é cruel e eu e minha esposa fazemos de tudo para protegermos nossos filhos.

Mas o que é que um parque tem a ver com filhos, crianças? Depois que fui pai comecei a realmente entender as preocupações e cobranças do meu pai, Darci. Quando uma criança, um jovem está entretido com cultura, com esporte ele não tem tempo para jogar fora com maus amigos, com drogas. O gosto pelo esporte domina os jovens e eu sei disso porque dediquei minha juventude ao skate.

Por isso, assim como disse no início que nossa cidade mudou, nós também temos que inovar, alçar novos voos e buscar novas coisas. Os jovens de hoje não possuem as mesmas ideias de 20 anos atrás. O Da Nova, o Silveirão e o antigo TG cumpriram seu papel, tanto é que todos nós temos saudade e os teremos para sempre em nossas lembranças. Mas os jovens de hoje querem algo mais do que seus pais e avós queriam. Buscam coisas novas, novos esportes.

É crendo na família como a base da sociedade, no esporte como salvador de jovens que insisto no Parque Central de Joaçaba. Um local onde nos encontraremos muitas vezes ao levar nossos filhos para passear e aproveitaremos para tomar um chimarrão. A obra do Parque continua. Em breve nos encontramos lá.

Grande abraço, Rafael Laske

Fonte: Carla Dildey/Ascom Prefeitura de Joaçaba