(49) 3551-2424

Última etapa dos estudos ambientais do aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba é entregue a administração

Estudos foram recebidos pela prefeitura nesta quarta-feira (20)

 

Na manhã desta quarta-feira (20) o gabinete do prefeito Rafael Laske recepcionou mais uma solenidade em prol da ampliação do Aeroporto Santa Terezinha. Na ocasião, representantes do Banco do Brasil entregaram a última etapa dos estudos ambientais necessários para a ampliação do aeroporto. Estes, por sua vez, serão encaminhados à Fundação do Meio Ambiente – FATMA para a emissão das licenças ambientais.

O material entregue nesta manhã contempla o estudo ambiental simplificado (EAS) e o estudo de conformidade ambiental (ECA), referente à parte já existente como também à futura ampliação do local. “Até o momento o Banco do Brasil seguiu rigidamente todos os prazos estipulados e isso nos faz crer que teremos êxito em nossa empreitada. O aeroporto de Joaçaba já está na fase final e esperamos iniciar o segundo semestre com a licitação das obras em andamento”, explicou o vice-prefeito, Marcos Weiss, que desde 2013 cuida do projeto do aeroporto por designação do prefeito Rafael Laske.

Um ponto decisivo na caminhada em busca da ampliação do aeroporto foi a junção de esforços de toda comunidade joaçabense e regional. “Só chegamos aqui graças ao apoio de diversas entidades, empresas e pessoas comprometidas em trazer o desenvolvimento para nossa região. Foram diversos deslocamentos e reuniões com um único propósito: ampliar nosso aeroporto e alavancar nossa economia”, destacou, em sua fala, o prefeito Rafael.

Depois da entrega destes documentos relativos aos estudos ambientais, uma empresa contratada pelo Banco do Brasil estará em Joaçaba fazendo os levantamentos da zona de proteção dos arredores do aeroporto.

O Programa de Aviação Regional prevê cinco etapas: Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP), Licitação e Obras. O valor estimado para as obras do aeroporto de Joaçaba é de R$ 67,5 milhões. Dentre as principais ações estão o novo terminal de passageiros, pista de pouso e decolagem, seção de contra incêndios, pátio de aeronaves e operação por instrumento.

O Programa Aviação Regional

O Programa de Aviação Regional foi criado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

O investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que somente podem ser aplicados no desenvolvimento e fomento do setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas aos estados e municípios.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa