(49) 3551-2424

Polícia Civil de Joaçaba apresenta dados estatísticos das ações de 2015

DSC02519O delegado Regional de Joaçaba, Daniel Sá Fortes Régis e os delegados: Dayvid Tranch Lima da delegacia de Herval d’ Oeste, Ricardo Saroldi – responsável pelas delegacias de Capinzal e Catanduvas e Antônio Lucas Pinto – responsável pela Central Regional de Plantão Policial (CRPP) e Delegacia da Mulher, apresentaram a imprensa dados estatísticos do ano de 2015.

Conforme o delegado Regional de Joaçaba, Daniel Régis as alterações administrativas e operacionais realizadas, que findaram plantões individuais em DPCos e centralizaram os procedimentos na CRPP de Joaçaba revelaram-se acertadas. “A criação de Setores de Investigação Criminal (SIC) nas quatro DPCos, com o deslocamento de policiais plantonistas para o expediente, da mesma forma, restou imprescindível para a mudança de foco de nossas ações: da mera lavratura de BO para a reta busca na solução de crimes”, disse. “Tivemos ainda uma mudança de postura e de foco na região. Deixamos de ser meros lavradores de boletim de ocorrência e passamos a solucionar os crimes”.

A Delegacia Regional de Joaçaba é composta por quatro Delegacias de Comarca e onze Delegacias de Município e terminou o ano de 2015 com números positivos, apesar das dificuldades inerentes à falta efetivo, segundo o relatório apresentado pelos delegados.

O acréscimo de 336,84% no número de mandados de busca e apreensão representados e cumpridos em toda a região é um dado a ser comemorado – passou de 38 em 2014, para 128 em 2015. As unidades como a DIC Joaçaba e a DPCo de Herval d’Oeste foram as campeãs destes aumentos, com 1.200% de incremento, comparado ao ano de 2014. (Os dados de outras delegacias podem ser consultados no relatório abaixo).

Estas delegacias foram campeãs em incremento de prisões, minha maior crítica quando cheguei a região no início de 2014. Foi realizada penas uma neste ano, contra 21 agora em 2015 só no SIC de Joaçaba, coordenada pelo delegado Antonio Lucas”, destaca o delegado regional.

Ainda a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joaçaba, campeã juntamente DPCO Herval d’ Oeste, tem incremento em cumprimento mandados de busca e apreensão, foram 36 em 2015 contra apenas 3 em 2014, incremento de 1200%.

Em número prisões representadas pela Polícia Civil, os dados também são animadores: foram 168 em 2015, contra 95 em 2014 (incremento de 76,84%). Neste quesito, a DPCo de Joaçaba, com seu Setor de Investigação, teve 90% de incremento, com 21 prisões em 2015, contra apenas uma em 2014. Além de Piratuba com 433,33% de aumento e Catanduvas com 366,66%.

Houve ainda o aumento de 6,80% no acréscimo total no número de Inquéritos Policiais concluídos pelas unidades desta DRP. Foram 785 em 2015, contra 735 em 2015. Apesar da saída de dois delegados – Bruno Boaventura e André Cembranelli – durante o ano de 2015, além da lavratura de 354 Autos de Prisão em Flagrante no período”, enfatiza. Os inquéritos instaurados permaneceram estáveis, porém com incremento de 1,21%, foram 834 em 2015.

Por todas estas ações, meu reconhecimento aos Policiais Civis das 15 Delegacias da DRP de Joaçaba por todo o empenho, dedicação e comprometimento com o trabalho e com nossa atividade fim. O apoio das polícias Militar, Rodoviária Federal, judiciário por meio dos promotores e juízes de direito, além de toda equipe da Polícia Civil independente das funções”, enfatiza Daniel Régis. “As mudanças são positivas e resultados principalmente motivação aos policiais, percebo que estamos fazendo uma polícia civil diferente na região, pautada principalmente em critérios de meritocracia, dando oportunidade de trabalho e incentivo profissional em quem deseja trabalhar”.

Agradeço pelo empenho e dedicação destes policiais que agora em época de Operação Veraneio, realizam seus trabalhos em horário de expediente durante a semana e fim de semana cumprem escalas de forma voluntárias em municípios da região, como em Treze Tílias e Piratuba que atraem grande número de turistas”, salienta o delegado regional. “As mudanças beneficiaram não só serviço prestado pela polícia, mas principalmente ao anseio da comunidade. Havia esse clamor por mais investigação, da presença polícia na repressão ao tráfico de entorpecentes. A expectativa para 2016, é superar metas que foram mais que cumpridas em 2015, o que aumenta nossa responsabilidade, e novamente será necessária dedicação e comprometimento todas equipes em razão da baixa de efetivo”.

Operações e crimes de repercussão

As operações como a “Alvará Seguro”, que fiscalizaram postos de combustíveis, bares, lanchonetes e supermercados, cuja atuação estendeu-se por cinco meses pelos 15 municípios da DRP de Joaçaba, com o apoio da Polícia Militar, PROCONs, Vigilância Sanitária e FATMA, também fizeram a diferença na segurança pública da região, conforme apontou o delegado regional. “A repressão ao jogo do bicho, da mesma forma, com apreensões recordes de materiais e utensílios utilizados na contravenção, a investigação e indiciamento de contraventores em delitos de organização criminosa e lavagem de capitais, estão, da mesma forma, dentre as ações mais significativas por parte da Polícia Civil em nossa área de atribuição”.

A prisão de dois empresários, donos de três centros de formação de condutores, seus indiciamentos por falsificação de documentos públicos, estelionato, organização criminosa e falsidade ideológica teve repercussão em todo o Estado, com a suspensão das atividades daqueles CFCs por parte do Diretor do DETRAN e a apuração administrativa de responsabilidades por parte da Corregedoria daquele órgão de trânsito, com vistas ao descredenciamento das empresas”, enfatiza Daniel Régis.

Houve ainda operações de repressão ao tráfico de entorpecentes e ainda o desmantelamento da quadrilha de furto e roubo de veículo, receptação e desmanche de automóveis que atuava no estado.

O delegado Daniel Régis, lembrou ainda de um dos crimes de maior repercussão na região em 2015, o homicídio da jovem Mariane Telles.

Prisões

Ao todo foram 14 homicídios consumados na região em 2015, com 100% de resolubilidade por parte das equipes de investigação da DRP de Joaçaba.

Foram três homicídios em 2015 em Herval d’ Oeste, dois em Água Doce, dois em Piratuba, outros dois em Capinzal e as demais unidades com um homicídio são: Catanduvas, Vargem Bonita, Treze Tílias, Joaçaba e Jaborá.

Não é para menos que o Dr. Macio Bragaglia determinou a interdição parcial do Presídio Regional de Joaçaba, que até então recebia presos de todo estado, esses dados apresentados são a causa da interdição do presídio. Estamos prendendo muito mais do que vinha acontecendo. É o resultado das mudanças administrativas, operacionais, planejamento e metas, que foram responsáveis por este incremento nos dados estatísticos”, destaca Daniel Régis. “A região de Joaçaba que já se sentia segura, não fugimos a nossa responsabilidade e o sujeito que vem para Joaçaba, está traficando, roubando, furtando pode ter absoluta convicção de que nós vamos prendê-lo”, conclui o delegado.

Fonte: Diário do Vale