(49) 3551-2424

Comandante da PM de Herval d’ Oeste recebe homenagem da Câmara

11221396_938215342929082_5153097620736851501_nNa sessão desta segunda-feira (14), a comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar de Herval d’ Oeste Tenente Coronel Lucimar Savaris recebeu o título de Cidadã Honorária Hervalense que é uma das maiores honraria concedida pela Casa Legislativa. A tenente Coronel é a primeira mulher a assumir o comando de um Batalhão de Polícia Militar na história de Santa Catarina. O autor da homenagem foi o vereador Adelar Provenci – Kiko- (PSDB) com a aprovação unânime de todos os vereadores.
Segundo o vereador Kiko, o título visa prestar homenagem e reconhecimento aos serviços prestados por esta cidadã ao município de Herval d´Oeste, a trajetória pessoal e profissional da tenente coronel é invejável, nós percebemos que a cada dia a mulher vem conquistando mais seu espaço, homenageando a tenente coronel tenho certeza que todas as mulheres que atuam na área de segurança se sentiram também homenageadas. “A forma de comandar da Tenente Coronel garante a segurança, agradeço pelo fato de ter aceito esta honraria”.
A tenente coronel agradeceu ao vereador Kiko e a Casa pela homenagem destacando sem eu pronunciamento que “é uma das noites mais felizes da minha vida”. Lucimar lembrou que acompanhou a evolução da 1ª Companhia da Polícia Militar de Herval d’ Oeste á 26º BPM. “Nunca imaginei ser acolhida com tanto carinho pela população hervalense, esta cidade ocupa um lugar de destaque no meu coração. Herval d’ Oeste foi o primeiro município na história de SC a receber uma organização militar, isso ainda em 1922 e a ter pela primeira vez uma mulher no comando”. A tenente coronel disse que esta homenagem aumenta a sua responsabilidade frente ao comando do 26º BPM. “Pois esta honraria me torna uma cidadã hervalense, é com muita alegria e orgulho que recebo este verdadeiro presente”.

Tenente Coronel Lucimar Savaris

O curriculum da tenente coronel Lucimar Savaris é bastante extenso. Ela nasceu no dia 10 de janeiro de 1967 em Lacerdópolis, aonde cursou o ensino fundamental e médio. O curso de Administração de empresas na antiga FUOC onde passou no ano seguinte para a primeira turma de direito de Joaçaba. Em 1987 se inscreveu para o curso de formação de oficiais da PMSC com previsão de cinco vagas, sendo a segunda turma de oficiais feminina no Estado. Passou e ingressou no curso de formação de oficiais em 1988. Em 1991 foi declarada aspirante á oficial iniciando sua carreira de oficial na Companhia da PM Feminina em Florianópolis. Em 1994 reiniciou seu curso de direito formando–se em 1997. Comandou o Pelotão Feminino de Joinville e de Chapecó. Em março de 1999 foi transferida para a1º Companhia do 2º BPM em Herval d’ Oeste onde exerceu a função de chefe da Secretaria e em 2001 após curso para habilitação em policiamento ambiental deu início as atividades de comandante do 13º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Chapecó tornando-se a primeira mulher no comando de um pelotão da Policia Militar Ambiental. Com a transferência novamente para Herval d’ Oeste assumiu a função de subcomandante da 1ª Guarnição Especial e Posteriormente 26º BPM de 2007 á 2014. Em novembro de 2014 foi promovida a tenente coronel e convidada pelo comandante geral da PMSC Coronel Valdemir Cabral a assumir o comando do 26º BPM posto que assumiu em 2 de dezembro de 2014, tornando-se a primeira mulher a assumir o comando de um BPM na história de Santa Catarina.

Fonte: Joce Pereira