(49) 3551-2424

Produtor de Herval investe em robôs que fazem a ordenha das vacas

O produtor rural Ricardo Lunardelli, tem a sua propriedade localizada na Linha Itororó, interior de Herval d’ Oeste. Ele adquiriu dois robôs que fazem a ordenha dos animais. Até o momento são cerca de 100 vacas que são ordenhadas roboticamente. A produção hoje é de 2.800 litros por dia, e a meta com este novo sistema é aumentar significativamente a produtividade.

No sistema robotizado, a vaca que produz mais leite come mais. Os animais ganham o concentrado do robô por mérito de produção. Com isso, para o produtor é possível ter custo mais baixo de produção. O leite ordenhado pelo robô vai para um reservatório dentro da máquina e depois é bombeado por dutos até o resfriador. Cada vaca tem um colar com um número de identificação capaz de fornecer muitas informações importantes ao produtor.

“Ficamos satisfeitos em ver que esta alta tecnologia já está em nossas propriedades rurais, temos que parabenizar o Ricardo Lunardelli por acreditar e investir na atividade. É pensando em inovação e tecnologia que veremos a nossa agricultura em Herval d’ Oeste crescer”, acrescentou o vereador Emerson Martini.

Fonte e foto: Ascom/Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste