(49) 3551-2424

Convenções: Confira horários, datas e propostas de coligações dos partidos de Joaçaba, Herval e Luzerna

As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro terão que ser realizadas até a próxima quarta-feira, dia 16. A maioria dos partidos em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna estará reunido neste final de semana para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.

Joaçaba

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai realizar a convenção nesta sexta-feira (11). De acordo com a presidente Josefina Boscia, ela vai acontecer de forma online. O PT tem 375 filiados e será decido se vai ser lançado chapa única ou se haverá coligação para a majoritária. Por enquanto o partido conta com duas candidatas a vereadoras e 7 candidatos a vereador, mas até a convenção esses números podem mudar.

O Partido Democrata (DEM) realizará a convenção na terça-feira, dia 15, na sede da Escola de Samba Aliança. O presidente da sigla, José Otávio Caliari Filho, informou que a convenção vai acontecer as 20h30. O partido conta com vários convites para participar da chapa majoritária e também pode lançar chapa pura. A intenção é de que o partido participe da majoritária. O DEM já conta com 14 candidatos a vereadores e se houver a necessidade tem mais nomes para eventuais substituições. São 300 filiados.

O Partido Liberal (PL) tem convenção marcada para sábado, dia 12. O presidente Ricardo Antonelo informou que ela vai acontecer das 12 às 19h de forma presencial obedecendo a todos os protocolos no Restaurante Ravilli, próximo ao Monumento Frei Bruno. São 140 filiados. A proposta é de uma coligação na majoritária, uma vez que as conversas com outros partidos estão em andamento ou mesmo chapa pura.A intenção do partido é lançar 14 candidatos a vereador 05 mulheres e 09 homens.

O PSL tem convenção marcada para segunda-feira, dia 14. O presidente Mauro Gurgacs informou que ela vai acontecer de forma online. São 110 filiados. O PSL deverá lançar 12 candidatos a vereadores. O partido conta com pré candidatos a prefeito ou a viçe, porém está em conversação com outros partidos

O MDB realizará a convenção na terça-feira dia 15 e de forma presencial. Vai acontecer na rua Ana Blumberg, 33, bairro Thobias, 33, no horário das 19 às 21h. São 600 filiados. Serão lançados 14 candidatos a vereadores 5 mulheres e 9 homens. O partido estará  deliberando sobre a participação no pleito majoritário com a indicação de candidato a prefeito e/ou vice-prefeito. Deliberação sobre a coligação e com quais partidos a coligação será formada para a composição da chapa majoritária.

O PSD também realizará a convenção no dia 15, terça-feira. O presidente da sigla é Luiz Vastres. A convenção será de forma presencial na Auto Escola Center na XV de Novembro às 20h30. O partido estará discutindo a participação em alguma coligação, algo que pode ser definido antes mesmo da coligação, uma vez que as conversas com outros partidos estão em estágio avançado. A expectativa é que sejam lançados 14 candidatos a vereador.

O PP, partido progressista, que tem como presidente Disnéia de Marco, se reúne no dia 14, segunda-feira, na rua Antônio Nunes Varela, bairro São Brás às 20h. São 500 filiados. O partido está em conversações com outras siglas para uma possível coligação e serão lançados 14 candidatos a vereador.

O PSDB, que tem como presidente Jorge Dresch, realizará a convenção no dia 12, sábado com início as 09h e encerramento as 12h na rua Frei Edgar, 63. A ideia é lançar 14 candidatos à vereadores. Ainda não há definição sobre coligação. Será deliberado também sobre nomes de prováveis candidatos a prefeito e vice.

A Convenção do PDT de Joaçaba será na terça-feira dia 15, à noite

Herval D’Oeste

Em Herval d’Oeste a realização das convenções partidárias iniciam nesta quinta-feira, dia 10.

A primeira sigla a realizar o encontro virtual, será o Patriotas cujos membros da executiva participarão do evento no horário entre às 19h e 21h. Segundo o presidente do Patriotas hervalense, Bruno Pelegrini, a sigla deverá lançar para o pleito eleitoral deste ano, que acontecerá no dia 15 de novembro, somente nomes para a majoritária, ou seja, sem candidatos a vereador.Pelegrini reafirmou que o partido não irá fazer coligação com outras siglas, ou seja, o Patriotas irá com chapa pura para prefeito e vice.

No sábado (12), acontecerão as Convenções Partidárias do PSDB e do PSC, cujo encontro terá como local as dependências da sede da Associação de Moradores do Bairro São Vicente no horário entre 13h30 e 17h30.

Já PP e PL realizam a Convenção Partidária no mesmo local e horário, ou seja, se encontram a partir das 16h até às 19h na Câmara de Vereadores.

Podemos e PSL que deverão se coligar para o pleito deste ano, também farão a reunião partidária no sábado, sendo que os membros do PSL se reunirão no período das 10h às 14h na residência do presidente da sigla, José Rogério Luiz e posteriormente participam da convenção do Podemos que acontecerá no salão de festas em cima da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) na Travessa Pinheiro Machado a partir das 15h.

PT e Cidadania serão os últimos partidos a realizarem as convenções que acontecerão na terça-feira, dia 15, a partir das 19h nas dependências do pavilhão da igreja do Bairro Vila Rica.

Lembrando que todos os partidos não poderão fazer coligação na proporcional, ou seja, para vereadores. Sendo assim, cada sigla partidária no município de Herval d´Oeste poderá lançar 14 candidatos a vereadores, sendo 9 homens e 5 mulheres, atendendo o que diz a Lei Eleitoral.

Luzerna

O Partido dos Trabalhadores, PT, tem convenção marcada para o dia 14, segunda-feira. O presidente Eduardo Hins informou que ela vai acontecer de forma presencial as 20h. A proposta de coligação e com o PSD. O Empresário Canisio José Boesing do PSD confirmou que seu nome esta a disposição para uma pré-candidatura a prefeito ou vice juntamente com o vereador Jonas Moraes do PT Luzerna. A dobradinha entre PT e PSD também deverá contar com apoio do PP, que está fora do pleito eleitoral, mas pode declinar apoio as candidaturas.

O PSD também realizará a convenção no dia 14, segunda-feira, às 20h, com proposta de coligação com o PT..

O MDB, que tem como presidente Elandir Desidério, realizará a convenção na terça-feira, dia 15, de forma online a partir das 19h. A proposta inicial é lançar chapa pura, tendo como cabeça de chapa Orlando Favero e uma mulher deverá ser lançada como vice. Este nome será definido na convenção.O partido deverá lançar 10 nomes de candidatos a vereador, dividindo este número entre homens e mulheres.

O PL, cujo presidente é Ricardo Hack, marcou a convenção para o dia 16 de setembro, quarta-feira de forma presencial, às 18h.

O PP, segundo o presidente Airton Hofmamm, não vai participar do pleito. Não cumpriu algumas determinações por parte da Justiça Eleitoral, estando o partido inelegível neste pleito.

Por Marcelo Santos