(49) 3551-2424

Descaso: Base Avançada dos Bombeiros no Aeroporto de Joaçaba está abandonada e começa ruir

A Base Avançada do Corpo de Bombeiros localizada no Aeroporto Municipal Santa Terezinha de Joaçaba, inaugurada em 2015, está pedindo socorro. Ela foi construída a partir de uma solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como exigência em caso de voos regulares no aeroporto e também para atender demandas dos bairros da cidade alta e de ocorrências na BR-282. Nestes 4 anos, desde a inauguração, ela ficou poucos dias com as portas abertas, em razão principalmente da falta de efetivo, ficando no local apenas um caminhão adaptado para ser utilizado no aeroporto.

Em visita ao local nossa equipe de reportagem constatou que o prédio, mesmo inaugurado em 2015, já está com sérios problemas, precisando de reparos urgentes. Numa das laterais existe uma grande rachadura na faixada, onde está o letreiro da corporação. O piso está se deteriorando, a pintura das paredes também apresenta problemas e o mato toma conta do terreno nas imediações criando um aspecto de abandono para o local. Lixo ao lado do prédio mostra que o imóvel está servindo de abrigo para sem tetos.

Mais um exemplo de descaso com o dinheiro público. Uma obra executada com falta de planejamento, pois o prédio foi erguido e depois chegou-se a conclusão de que o Estado não tinha condições de manter um efetivo de bombeiros para manter a base em funcionamento.  

Se não houver um “deslocamento” rápido das autoridades para atender esta “ocorrência”, para “entubar o paciente” que precisa de “oxigênio”, com certeza ele será mais uma vítima, pois há sinais evidentes  que algo urgente precisa ser feito.

Por Marcelo Santos