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Pesquisa da Fecomércio SC revela impacto econômico e avaliação dos turistas no carnaval

©Régis Heberle/LIESJHO

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Os festejos do rei momo em Santa Catarina deste ano movimentaram os principais destinos carnavalescos no Estado. Pesquisa da Fecomércio SC que ouviu turistas e empresários nas principais cidades escolhidas como destino paera o Carnaval – Florianópolis, Laguna, Joaçaba e São Francisco do Sul, realizou uma radiografia da festa e seu impacto econômico no comércio e nos serviços catarinenses. Florianópolis e Laguna foram as cidades que mais receberam estrangeiros, entre os turistas ouvidos pelo estudo. A ilha foi o destino para a maioria dos turistas internacionais (32,3%), grande parte vinda da Argentina. Já no sul do Estado 7,8% dos turistas que frequentaram as festas de Carnaval neste ano, eram estrangeiros. Segundo o estudo, em São Francisco do Sul e Joaçaba ainda predomina o turismo regional com a presença de paranaenses e catarinenses.

A forte presença de gaúchos e visitantes do Paraná foi registrada na capital, que se destacou pela diversidade de turistas oriundos de vários países (15,4%). Mais um dado chama atenção: na percepção do empresário, Florianópolis registrou um percentual alto de turistas estrangeiros se comparado ao número de brasileiros na região.

Os turistas catarinenses, brasileiros ou estrangeiros, tiveram como principal motivação na hora de escolher o destino, as belezas naturais e as praias de Florianópolis, Laguna e São Francisco do Sul. Em Joaçaba 95,8% optaram pela cidade para participarem dos eventos como o Carnabloco e o tradicional desfile das Escolas de Samba. Os dados mostram que 42,3% dos turistas de Joaçaba estão na faixa de 18 a 25 anos, predominantemente jovens.

Em relação ao estado civil dos turistas em Santa Catarina, em Joaçaba o predomínio é dos turistas solteiros (75,1%), em Florianópolis e Laguna existe um equilíbrio entre solteiros e casados, e em São Francisco do Sul o predomínio de casados.

A data representa para o Estado incremento nos serviços do comércio e hotelaria, que neste ano, o setor de hotéis se destacou com a contratação de temporários e gasto médio estadual R$594,37. A vinda desse turista para os quatro destinos turísticos do Carnaval de Santa Catarina movimentou nossa economia, mesmo com números pouco significativos para um saldo positivo do empresário do comércio, que avaliou o movimento em seus estabelecimentos como bom”, avaliou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Outro dado importante referente a Joaçaba é a participação nos eventos, 66,9% disseram que a motivação para vir a cidade é o Carnafolia, seguido de 44,3% para dos Desfiles da Escolas de Samba, 4,7% na participação das escolas nos desfiles e 3,2 que não participou de nenhum evento.

Hospedagem
A rede hoteleira no Estado registrou uma variação positiva em relação aos outros meses do ano. A média de ocupação foi de 80,6% durante o período, com destaque para Florianópolis com 86,2% de ocupação dos leitos.
Cada destino apresentou características diferentes nas formas de hospedagem: em Florianópolis houve um considerável equilíbrio, mas com os hotéis e pousadas com a principal escolha (37,5%).

O resultado em Laguna também se mostrou muito equilibrado, mas com predominância da casa de amigos e parentes (29,9%). Em Joaçaba, houve um predomínio de hotéis e pousadas (54,5%) e em São Francisco do Sul a maioria dos turistas se hospedaram em casas alugadas (35,8%).  A duração da estada destes turistas girou em torno de 5 a 6 dias, sendo que esta média de permanência é maior em Laguna e em São Francisco do Sul. Já a duração média em Joaçaba é de 3,5 dias.

Impacto econômico

Durante os dias de folia o comércio de bens e serviços, lojas, bares, hotéis e restaurantes recebem um incremento com a vinda dos turistas. Para atender a demanda muitos empresários lançam mão de um reforço na equipe. Laguna foi o destino que mais teve contratações de colaboradores extras (20%). Porém em Florianópolis e Joaçaba, a contratação não chegou a 10%. No campo da hotelaria foi realizado um estudo separado, a capital se destacou nas contratações, com uma média de 4,8.

O gasto médio dos visitantes variou de R$ 79,77 em São Francisco do Sul até R$ 157,24 em Florianópolis que registou a maior média. Entre os gastos, os mais elevados foram com a hospedagem, com exceção de São Francisco do Sul, que registrou números expressivos com a alimentação com média de R$675,50. Ainda segundo o estudo, a variação do faturamento registrada foi negativa para os empresários das quatro cidades avaliadas.

Quando comparado aos meses comuns do ano Laguna (19,4%) e São Francisco do Sul (15,9%). Em Joaçaba os gastos dos turistas ficaram distribuídos em: Hospedagem R$ 488,27, Alimentação R$ 220,48, Transporte R$ 35,23, Compras R$ 25,73 e Lazer R$ 360,26. Já a maioria dos empresários avaliou como negativo o movimento em seus estabelecimentos durante o período de carnaval.

Avaliação do Turista

Na pesquisa aqui realizada com os turistas durante o Carnaval 2016, foi dada a oportunidade para esse avaliar diversos elementos dos destinos. Essa avaliação é de extrema relevância, pois a partir das informações apontadas é possível procurar elementos a serem melhorados e identificar acertos a serem repetidos.

As avaliações dos destinos são bastante regulares, de uma maneira geral. Mas cada destino possui destaques, como a hospedagem e a gastronomia em Florianópolis, assim como a hospitalidade da população, tendo a mobilidade uma avaliação mais negativa. Em Laguna, além da hospedagem destaca-se, positivamente, a hospitalidade da população e a sensação de segurança, negativamente, entretanto, é considerável o percentual de ruim e péssimo sobre a limpeza urbana. Em Joaçaba, a hospitalidade da população e a sensação de segurança foram os que mais receberam avaliações positivas. Em São Francisco do Sul, destaca-se avaliação positiva da hospedagem e da limpeza urbana, a mobilidade apresentou a avaliação mais negativa.

Turistas que visitaram pela primeira vez Joaçaba, foram 42,5% e os que retornaram 57,5%. Já outro aspecto apontado pela pesquisa é o desejo de retornar aos festejos na cidade, 89,1% disseram que sim e apenas 10,9% que não. A recomendação de Joaçaba como destino para o carnaval, para amigos e parentes foi de 99,0%. Porém os turistas apontaram a necessidade de melhorias dos atrativos turísticos em Joaçaba.

Sobre a pesquisa

O levantamento é realizado desde 2011, com o com objetivo de mapear o perfil do turista, as características de sua viagem e o impacto do Carnaval para os empresários nos destinos turísticos de Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba.

A coleta de dados ocorreu entre os dias 05 a 16 de fevereiro de 2016. Os pesquisadores foram posicionados em pontos de grande fluxo de pessoas e nos principais centros de comércio e serviços dos destinos pesquisados. Foram entrevistados 1.617 turistas, 516 estabelecimentos comerciais, dos quais 76 do segmento de hospedagem (hotéis, pousadas).

Foram realizadas perguntas para conhecer o perfil do visitante, tais como sexo, faixa etária e renda familiar mensal, entre outras. Foram realizadas 411 entrevistas em Florianópolis, 399 em São Francisco do Sul, 405 em Laguna e 402 em Joaçaba.

Fonte: Fecomércio SC