(49) 3551-2424

Polícia Militar forma 33 novos policiais temporários em Joaçaba

Compartilhe

Primeira turma de policiais militares temporários concluiu formação após três a quatro meses de treinamento teórico e prático; profissionais estão aptos a iniciar o policiamento ostensivo.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na manhã desta sexta-feira, 9 de outubro de 2026, a solenidade de formatura do Curso Básico de Formação (CBF) 2026, com a conclusão da formação de 33 novos policiais militares temporários. A cerimônia ocorreu no Complexo Esportivo Professor Edmar de Oliveira Pinto, da Unoesc – Campus II, em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense.

A formatura marcou o encerramento de um período de preparação voltado à capacitação dos novos profissionais para atuar na segurança pública e no atendimento à comunidade. Conforme explicou o tenente Bussolaro, secretário do curso de formação no 26º Batalhão de Polícia Militar, em entrevista à Rádio Catarinense FM, os alunos passaram por aproximadamente três a quatro meses de treinamento, com atividades teóricas e práticas.

Durante o curso, os policiais receberam instruções em diferentes disciplinas, com o objetivo de prepará-los para o exercício da atividade policial e para o desenvolvimento de um policiamento de proximidade com a população.

“Foi um período de intenso treinamento, várias disciplinas, tanto na parte teórica como na parte prática, habilitando esses policiais para exercerem um policiamento de proximidade com a comunidade”, destacou o tenente Bussolaro.

Atuação começa após a formação

Segundo o oficial, durante o período de preparação, os alunos também participaram de atividades práticas nas ruas da cidade, em estágios supervisionados que permitiram conhecer de perto a rotina do policiamento ostensivo.

Com a conclusão do curso, os 33 formandos estão aptos a iniciar o policiamento ostensivo a partir deste sábado, 10 de outubro, ampliando a capacidade de atuação da Polícia Militar e fortalecendo a presença da corporação junto à comunidade.

Primeira turma de policiais temporários

Um dos destaques da solenidade é o fato de esta ser a primeira turma de policiais militares temporários a concluir a formação nesse modelo. De acordo com o tenente Bussolaro, esses profissionais têm como uma de suas características a atuação voltada à aproximação com a comunidade.

O oficial também esclareceu que o vínculo dos policiais temporários é estabelecido por meio de contratos renovados anualmente, com permanência máxima de até oito anos.

A conclusão do curso representa um passo importante para os novos policiais e para a segurança pública regional, com a incorporação de profissionais preparados para contribuir com a prevenção de ocorrências, o atendimento à população e a preservação da ordem pública.

A formatura simboliza o início de uma nova etapa na trajetória dos 33 profissionais, que passam a colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação, com o compromisso de servir e proteger a sociedade catarinense.

Por Marcelo Santos