(49) 3551-2424

Município perde terreno estratégico no coração de Joaçaba após obra não sair do papel

Compartilhe

Um dos terrenos mais valorizados e estratégicos de Joaçaba, localizado na rua Tiradentes, em frente à Câmara de Vereadores, não pertence mais ao município. A confirmação foi feita pelo prefeito Wilson Sartori em entrevista ao departamento de jornalismo da Rádio Catarinense, ao detalhar a situação da área que havia sido cedida pelo Governo do Estado para a construção da nova prefeitura.

Segundo Sartori, o terreno era originalmente do Estado de Santa Catarina e foi cedido ao município durante uma gestão anterior, com um objetivo específico: a construção do novo centro administrativo de Joaçaba. No entanto, como as obras não foram iniciadas dentro do prazo estabelecido, a área retornou automaticamente ao patrimônio estadual.

“Ele veio com o objeto que era para a construção da nova prefeitura. Tinha um prazo mínimo para iniciar as obras. Como isso não aconteceu, o terreno voltou para o Estado”, explicou o prefeito.

A área voltou a ser tema de debate após questionamentos levantados na Câmara de Vereadores. O espaço, que por anos foi visto como estratégico para projetos estruturantes do município, hoje depende exclusivamente de decisões e autorizações do Governo do Estado para qualquer utilização futura.

Durante a entrevista, Sartori reconheceu que o município perdeu uma oportunidade importante ao não conseguir executar o projeto dentro do prazo previsto. “Considero uma perda, com certeza. Mas era necessário muito recurso na época. Depois veio a pandemia e os recursos dos municípios diminuíram muito”, afirmou.

O prefeito relembrou que a proposta inicial previa a transferência da administração municipal para o local, mas a falta de recursos inviabilizou o início da obra. Ele citou ainda que, durante e após a pandemia, muitos municípios enfrentaram queda de arrecadação e passaram a depender de aportes dos governos estadual e federal para manter serviços e investimentos.

Apesar de o terreno já não pertencer mais a Joaçaba, Sartori disse que a administração municipal tenta articular junto ao governador do Estado alguma alternativa para que a área ainda possa ser utilizada em benefício do município.

“Hoje ele é do Governo do Estado. A gente já conversou com o governador e está vendo de que forma podemos fazer com que esse terreno ainda tenha utilidade para o município”, destacou.

O prefeito também explicou que terrenos cedidos tanto pelo Estado quanto pela União normalmente possuem cláusulas específicas de utilização e prazos para execução dos projetos apresentados. Caso as exigências não sejam cumpridas, os imóveis retornam automaticamente ao ente proprietário.

Por Marcelo Santos

gamdom
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
gamdom
gamdom
gamdom