Previsão se confirma e temporais atingem municípios do Grande Oeste de SC

Por volta das 20h45, um alerta da Defesa Civil de SC (SDC), chamou a atenção da população que reside no Grande Oeste do estado, o que veio a se confirmar momentos mais tarde em pelo menos 15 cidades catarinenses. O alerta destacava o risco elevado de tempestades severas, especialmente nas regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste do estado, devido à formação e avanço de uma frente fria. As condições climáticas adversas incluíam chuvas intensas em curto período de tempo, vendavais, queda de granizo e descargas elétricas, com potencial para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
Ainda pela tarde, no município de Lajeado Grande, uma nuvem funil se formou. Este tipo de nuvem se caracteriza por uma coluna de ar em rotação e, quando toca o solo dá origem a um tornado. Até o momento não há informação de que esta nuvem tocou o solo e, também, não há relatos de danos. Em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste, a cidade foi atingida por um vendaval de forte impacto e grandes proporções. O fenômeno causou transtornos, especialmente na rua Valdemar Angrabe onde várias casas foram destelhadas devido aos ventos fortes, e até mesmo postes de alta-tensão foram derrubados com a força do vento.
Na região Meio Oeste, no período da noite, tempestades severas foram registradas nos municípios Fraiburgo, Ibiam, Joaçaba, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Tangará e Videira. Moradores destas cidades presenciaram raios, rajadas de vento superiores aos 80 km/h e granizo de tamanho significativo (diâmetro superior a 2 cm e/ou com acumulação), além de chuva intensa.
A Defesa Civil de Santa Catarina está realizando o levantamento das informações para diagnosticar esses eventos meteorológicos. O Corpo de Bombeiros também está atuando no apoio das famílias que tiveram suas residências danificadas. Ainda não se tem um levantamento quanto ao número total de ocorrências registradas.
A SDC também recomenda que a população permaneça atenta aos avisos oficiais e evite áreas de risco durante os temporais. Em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a própria Defesa Civil pelo número 199.
PREVISÃO
Nas próximas horas, os temporais perdem força, mas a chuva persiste e o risco permanece moderado para ocorrências associadas a alagamentos, nesta quinta-feira (05). A partir da sexta (06) a chuva perde força e o tempo volta a ficar mais firme em grande parte do estado. No sábado (07) uma nova frente fria se forma e avança pelo estado, trazendo condições para novos temporais em Santa Catarina.