(49) 3551-2424

Polícia de Joaçaba incinera quase 10 toneladas de maconha

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Joaçaba, realizou na tarde desta terça-feira (17) a incineração de aproximadamente 9,4 toneladas de maconha, uma das maiores apreensões de entorpecentes já registradas na região. A destruição da droga ocorreu com apoio da Indústria Pioneira Ecometais, no município de Água Doce, após autorização judicial.

A apreensão histórica aconteceu na noite da última sexta-feira (13), durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PMSC), no município de Joaçaba. A ação foi desencadeada após a equipe de análise de risco da PRF identificar um comboio de três veículos suspeito de transportar grande quantidade de drogas: dois caminhões de grande porte e um automóvel que atuava como “batedor”, circulando à frente para alertar sobre barreiras policiais.

A abordagem inicial ocorreu na BR-282, em frente à Unidade Operacional da PRF em Joaçaba. No entanto, ao ser parado, o motorista do primeiro caminhão, de 33 anos, residente em Faxinal dos Guedes, e o passageiro, de 44 anos, natural de Palmas (PR), abandonaram o veículo e fugiram para uma área de mata, não sendo localizados até o momento.Com apoio da Polícia Militar, o segundo caminhão foi localizado horas depois, abandonado no pátio de um posto de combustíveis em Campos Novos. Já o carro batedor foi interceptado ao tentar resgatar um dos integrantes da quadrilha.

Três homens foram presos em flagrante: um de 31 anos, morador de Faxinal dos Guedes, e dois jovens de 25 anos, um de Xanxerê e outro de Ponte Serrada. Um dos detidos admitiu ser o motorista do caminhão encontrado em Campos Novos. Conforme a investigação, o grupo partiu de Foz do Iguaçu (PR), provável origem da carga.

Os três suspeitos foram conduzidos à Central de Plantão Policial de Joaçaba e autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O entorpecente permaneceu sob custódia da Polícia Civil até sua incineração nesta terça.A ação conjunta das forças de segurança resultou em uma importante ofensiva contra o crime organizado e o tráfico interestadual de drogas.

A investigação segue em andamento para identificar outros envolvidos e desarticular a organização criminosa responsável pelo transporte da carga.