Empresa é atingida por incêndio em Água Doce

Uma empresa que trabalha no ramo de reaproveitamento de pneus foi atingida por um incêndio na manhã deste sábado, dia 19, em Água Doce, no Oeste de Santa Catarina. A unidade da Pioneiro Ecometais fica nas margens da SC-150. Os danos foram apenas materiais.
Conforme o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas rapidamente pela brigada de incêndio da própria empresa. “Quando a guarnição chegou no local, o incêndio estava em certo controle e foi feito o trabalho de extinção e de rescaldo”, informou o tenente Daniel Massarotte.
Ele também ressaltou que os gases emitidos pela queima são tóxicos, mas se dissipam no ar. “A gente orienta que as pessoas evitem ficar próximas ao local enquanto esse processo [de dissipação dos gases] ainda estiver ocorrendo”, completou.
A empresa divulgou uma nota nas redes sociais para agradecer o trabalho dos brigadistas e autoridades. Também ressaltou que os danos foram apenas materiais. “Já estamos tomando todas as providências necessárias para avaliar os impactos e iniciar a recuperação das áreas afetadas”, diz um trecho.
A indústria atua no ramo que decompõe os pneus por meio de um processo chamado pirólise, que é uma reação química onde o calor do fogo age na decomposição térmica da borracha, gerando insumos para a fabricação de novos produtos, como óleos e gases. Conforme os bombeiros, os hidrocarbonetos gerados são altamente inflamáveis.
Este já é o terceiro incêndio ocorrido na empresa em poucos meses. Ainda no início de novembro do ano passado, uma ocorrência mobilizou bombeiros de Joaçaba, Catanduvas e Água Doce. Na ocasião, cerca de 25 mil litros de água foram necessários para controlar as chamas.