Campanha arrecada mais de mil fraldas para as UTIs Neonatal e Pediátrica do HUST
Num lindo ato solidário, os ouvintes da Rádio Catarinense, com o apoio e mobilização da Casa da Amizade de Joaçaba, arrecadaram nos últimos dias aproximadamente 1.700 fraldas que tiveram como destino as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Neonatal e Pediátrica, do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba. As doações foram entregues na tarde desta quarta-feira, 08/01, no HUST, e contou com a presença da Gerente Hospitalar, Marisa Langer, da Coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica, Simone Krause, além do Jornalista Orli Ricardo, que esteve representando a Rádio Catarinense.
A Gerente Hospitalar do HUST, Marisa Langer, enalteceu a campanha e disse que cada unidade será de muita valia para o atendimento às crianças, segundo ela, as UTIs Neonatal e Pediátrica operam com a capacidade máxima de ocupação e nem todas as famílias têm condições financeiras de auxiliar com as fraldas. Marisa fez questão de agradecer a todos que se envolveram na campanha, comunidade, rádio e grupos de serviço, como a Casa da Amizade.
“Recebemos com muita alegria este empenho da Rádio Catarinense, junto com toda a comunidade que aderiu à campanha. Para nós é muito gratificante saber que não estamos sozinhos nesta luta, afinal o HUST é da comunidade, é o hospital da cidade, que está de portas abertas 24 horas por dia e todos os dias da semana. Muitos pais trazem as fraldas dos seus filhos, porém existem casos de famílias que não conseguem, e essas doações ficarão guardadas e fornecidas às crianças que necessitarem”, comentou.
Há cerca de dois meses em funcionamento, a UTI Neonatal atende bebês recém-nascidos, de zero a 28 dias, enquanto a UTI Pediátrica recebe crianças a partir de 29 dias até 14 anos. Ambas operam com a capacidade de 10 leitos cada, além de cinco leitos pediátricos com suporte ventilatório pulmonar.
A Coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Terezinha, Simone Krause, manifestou a sua gratidão pelas doações e projetou um aumento na demanda pela UTI nos próximos meses.
“Com a chegada do frio, a tendência é aumentar a procura por leitos das nossas UTIs, em decorrência de problemas respiratórios. Nós conseguimos receber até 12 crianças na UTI Neonatal, temos uma equipe completa de profissionais para oferecermos um serviço adequado e de qualidade”, concluiu Simone.