Alesc aprova projeto que oficializa Joaçaba como a Capital Catarinense do Carnaval
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira, dia 12, o projeto que reconhece Joaçaba como a Capital Catarinense do Carnaval. O texto é de autoria do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) e foi votado durante a sessão itinerante da Alesc, realizada em Lages, na Serra catarinense.
O projeto destaca a importância cultural e econômica do Carnaval, que mobiliza anualmente não só Joaçaba, mas também a cidade vizinha Herval d’Oeste. “É nítido o crescimento da festa ao longo dos anos, e hoje ela é certamente uma das maiores manifestações da cultura popular em nosso estado. Esse título é mais do que merecido”, disse o deputado.
Ao longo dos anos, Joaçaba se consolidou como um dos maiores e mais tradicionais polos carnavalescos do estado. A festa, que atrai milhares de turistas a cada edição, gera atualmente mais de R$ 6 milhões para a economia local, movimentando o comércio, o turismo e fomentando o desenvolvimento cultural e artístico da região.
O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, expressou entusiasmo pela conquista. “Este título é uma justa homenagem a todos que, ao longo de gerações, fizeram o Carnaval de Joaçaba acontecer. Hoje, nossa festa é mais que um evento, é um símbolo de nossa cultura, nossa identidade e nossa economia. O Carnaval de Joaçaba atrai turistas de todo o Brasil e, com certeza, o reconhecimento como Capital Catarinense do Carnaval trará ainda mais visibilidade e oportunidades para nossa cidade e região”, disse.
Também envolvido nas negociações, o deputado estadual Neodi Saretta (PT) reforçou o significado do reconhecimento. “Joaçaba, por meio do seu Carnaval, tem feito um trabalho exemplar. É uma festa que não só encanta pela sua beleza, mas que também gera emprego e renda para toda a região. Este título é, sem dúvida, um reflexo do profissionalismo e da dedicação que todos têm com essa grandiosa manifestação cultural”.