(49) 3551-2424

Alesc aprova projeto que multará usuários de drogas

Compartilhe

 A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nessa semana com apenas um voto contrário, um projeto de lei que institui a cobrança de multa para quem portar ou consumir drogas em espaços públicos do estado.

O Projeto de Lei 475/2021 agora segue para análise do governador. Nas redes sociais, nesta quarta-feira, dia 3, Jorginho Mello (PL) já antecipou que vai sancionar o texto, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL).

Conforme a Alesc, a multa será no valor de um salário mínimo (R$ 1.412) e será aplicada a quem for flagrado com drogas ilícitas em locais abertos ou fechados próximos a órgãos, instituições ou construções públicas, incluindo vias e parques.

O valor arrecadado com as multas será distribuído da seguinte forma:

  • 50% será aplicado no Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública
  • 25% vai para o Fundo Estadual Antidrogas
  • 25% vai para o Fundo Estadual da Saúde

A decisão ocorre dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O órgão estabeleceu o parâmetro de 40g ou seis plantas fêmeas como critério para diferenciar usuários de traficantes da droga.

Account Suspended
Account Suspended
This Account has been suspended.
Contact your hosting provider for more information.