“Será o maior desastre da história do RS”, diz Eduardo Leite
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou nesta quarta-feira (1º) que as fortes chuvas que atingem o estado vão caracterizar “o maior desastre já enfrentado” pelos gaúchos. “Nós estamos vivendo um momento muito crítico no estado”, disse Leite.
Ele ressaltou que já uma diferença entre a chuvas que atingem as cidades gaúchas neste ano e as que castigaram diversas cidades do sul do Brasil em 2023.
“A diferença do que aconteceu no ano passado é que, momento crítico, no vale do Taquari, nós tivemos uma enxurrada, mas em seguida, o tempo nos deu condição de entrar em campo para fazer socorro, resgate, salvar centenas de vidas naquelas condições. Atualmente, estamos tendo muitas dificuldades para colocar as equipes em campo, seja do Exército, seja da Brigada Militar, seja do Corpo de Bombeiros, nós estamos tendo muitas dificuldades de fazer os resgates.”
Sobre as mortes, que são 10 até o momento, Eduardo Leite ressalta que “tende a aumentar muito”.
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul devem seguir nesta quinta-feira (2), com alerta para tempestades em cidades já afetadas por alagamentos.