(49) 3551-2424

Unoesc abre inscrições para curso formativo do Programa Jovem Aprendiz

A Unoesc lançou o curso formativo do Programa Jovem Aprendiz, voltado a jovens que buscam aprendizagem profissional para ingressar no mercado de trabalho e a empresários que procuram soluções inovadoras para impulsionar seu negócio e formar talentos. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo site hs.unoesc.edu.br/jovem-aprendiz.

O Programa está disponível nos campi de Joaçaba, Capinzal, Campos Novos e Videira. Podem participar jovens de 14 a 24 anos, que não tenham contrato formal de trabalho. Outro requisito é estar cursando o ensino regular, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, ou já ter concluído o Ensino Médio.

Quanto às empresas, podem integrar o Programa Jovem Aprendiz da Unoesc as que têm acima de sete empregados. Os aprendizes devem ser inseridos no quadro funcional, em um percentual de 5% a 15%, de acordo com o artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com exceção das microempresas e das empresas de pequeno porte.

As primeiras turmas do Programa iniciam no mês de abril e abrangem, semanalmente, três períodos práticos na empresa contratante e dois períodos teóricos na Unoesc com professores e profissionais técnicos qualificados e atuantes nas áreas. Ao longo de 18 meses de atividades, serão abordados vários módulos, como Comportamento Empresarial, Informática, Recursos Humanos, Logística e Financeiro, além de conteúdos relacionados a competências pessoais e operacionais.

— A Unoesc visa suprir uma lacuna do mercado, oferecendo o curso formativo aos jovens e promovendo a conexão com os empresários. Para o aprendiz, é uma oportunidade de desenvolver competências por meio da mentoria individual e estar melhor preparado para desempenhar as suas funções dentro da empresa — enaltece a professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, coordenadora geral do Programa Jovem Aprendiz na Unoesc Joaçaba.

Conforme a coordenadora pedagógica, professora Vania Cruber, o principal diferencial do Programa da Unoesc é a possibilidade da inclusão dos jovens de forma contínua no curso formativo, promovendo a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, e gerando conhecimentos para o desenvolvimento regional com inovação e sustentabilidade.

Saiba mais

Após o cadastro no site, a Unoesc entrará em contato para repassar todas as informações, como os horários e a documentação necessária. Os jovens interessados na formação e as empresas que desejam contratar jovens aprendizes podem esclarecer dúvidas sobre o Programa pelo telefone, WhatsApp ou e-mail.