(49) 3551-2424

Joaçaba tem 4 casos confirmados de Dengue

A prefeitura de Joaçaba está redobrando seus esforços no combate à dengue, em meio ao aumento de casos na cidade. Segundo o último boletim divulgado, foram registradas 28 notificações de suspeita da doença, com quatro casos confirmados até o momento. Entre os casos confirmados, três são importados, enquanto um é considerado autóctone, indicando transmissão local do vírus.

Os casos importados referem-se a pessoas que contraíram a doença fora do município e foram diagnosticadas após chegarem à região. Já o caso autóctone envolve uma pessoa que contraiu a dengue dentro da própria cidade, o que ressalta a necessidade de vigilância e controle local.

Diante desse cenário, equipes de saúde estão intensificando ações de monitoramento e controle dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de promoverem campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

A prefeitura de Joaçaba faz um apelo à comunidade para que se engaje ativamente nas medidas preventivas. Algumas orientações importantes incluem o uso de repelentes, a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, a manutenção adequada de calhas e caixas d’água, e a instalação de telas em ralos e caixas d’água. Além disso, é recomendado tratar piscinas regularmente com cloro e evitar deixar objetos expostos à chuva que possam se tornar criadouros do mosquito.

O engajamento de todos é fundamental para conter a propagação da dengue e proteger a saúde da população. A prefeitura continua monitorando a situação de perto e adotando medidas necessárias para garantir o bem-estar da comunidade de Joaçaba.

Por Marcelo Santos