(49) 3551-2424

Imagem mostra formação de tornado no Oeste

Uma nuvem em formato de funil foi flagrada passando próximo ao Aeroporto de Chapecó, no Oeste catarinense, na manhã desta quinta-feira (21). De acordo com Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, o fenômeno trata-se do início da formação de um tornado.

O meteorologista explica que o Estado está sob uma massa de ar quente e o clima deve mudar com a chegada de uma frente fria, que normalmente provoca grandes tempestades. A nuvem que aparece nas imagens é uma cumulus humilis que, conforme o meteorologista, ocasiona ventanias, micro-explosão e até tornados.

— Isso é o início de um tornado. Não necessariamente ele vá se formar, o tornado só é tonado quando ele toca o solo, que é o caso ali, mas também precisa ter o giro ciclônico, ou seja, no mesmo sentido dos ponteiros dos relógios — explica.

Na imagem é possível ver que a nuvem se formando no céu escuro. O especialista reforça que quando há passagens de frentes frias e a temperatura está quente, esses fenômenos ocorrem mais facilmente. Por isso, é necessário ter cuidado e evitar ficar próximo.

Sinais da formação de um tornado e o que fazer:

Conforme a Defesa Civil, há sinais que podem indicar a possível aproximação de um tornado. São eles:

  • Céu escuro ou de cor esverdeada
  • Nuvem com base muito baixa
  • Queda de granizo grande
  • Um som alto que soa como um trem de carga

Para se proteger do fenômeno, se estiver dentro de casa, a dica é evitar ficar perto de janelas ou portas de vidro (podem explodir devido a pressão). Locais mais seguros são o banheiro, porão ou corredor. Se morar em prédio, procure o andar mais baixo. Importante também ficar debaixo de mesas ou objetos robustos.

Se estiver fora de casa, a dica é evitar ficar perto de árvores ou fiações elétricas. Proteger a cabeça.

Fonte: NSC total

Foto Saner Sanesul – Reprodução