Uvesc tem calendário de capacitações e eventos para 2024 criticado pela imprensa e pelo público
No último ano de legislatura os vereadores ainda estão sendo capacitados. Um evento está programado para acontecer em novembro, a um mês do fim de mandato para muitos.
A Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), prevê uma ampla agenda de eventos e capacitações para o ano de 2024, começando ainda no mês de março com o Encontro Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, previsto para 12, 13, 14 e 15. “Temos uma agenda extensa com muitas capacitações técnicas e de debate das pautas prioritárias para os vereadores catarinenses”, explica a presidente da Uvesc, vereadora Marcilei Vignatti.
Em fevereiro, a diretoria executiva da Uvesc, tem encontro marcado para uma agenda de planejamento técnico, potencializando o calendário deste ano. “Temos um ano eleitoral, o que é um desafio, pois ao mesmo tempo que temos os compromissos de fortalecimento e capacitação, precisamos instrumentalizar os legisladores municipais para que todas as questões legais sejam respeitadas e para que de fato a eleição propicie um debate de qualidade sobre o futuro das cidades”, comenta Marcilei.
No mês de maio, a entidade deve promover o 2º Seminário Estadual de Contadores e Controladores Internos; e em agosto o Seminário Estadual de Legisladores e Servidores das Câmaras Municipais. Já em novembro, será realizado o Congresso Nacional de Vereadores e Servidores. “Além dos grandes eventos, estaremos percorrendo Santa Catarina, fortalecendo nossa representação e promovendo encontros para o aprimoramento do legislativo municipal” finaliza a presidente.
Noticiado pela imprensa, a divulgação do calendário não foi bem-aceita por parte da população, que questiona a ausência dos representantes legislativos de suas atribuições, bem como critica a extensa agenda de cursos no último ano de mandato para muitos vereadores, o que certamente vai gerar muita despesa para os cofres públicos.