(49) 3551-2424

Treze Tílias confirma casos importados de Dengue

A Secretaria de Saúde de Treze Tílias, confirmou que dois pacientes que viajaram para o litoral catarinense e procuraram a Unidade Básica de Saúde – (UBS), do município, tiveram os testes positivados para a dengue.

O relato é da Técnica de Vigilância Epidemiológica, Thais Arieli Salles, que informou que os casos são tratados como importados, uma vez que o contato com o mosquito aedes aegypti, se deu durante a estadia fora da cidade.

Pelos dados da Secretaria de Saúde, o município conta ainda com um caso sob investigação, além terem sido descartados outros dois casos que eram tratados como suspeitos.

Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, já foram localizados em Treze Tílias, 16 focos do mosquito aedes egipty, ou seja, em 16 locais da cidade foram encontradas larvas do inseto em fase de desenvolvimento.

O secretário Cleomar Brandalise, voltou a tranquilizar a comunidade, reiterando o serviço das equipes na conscientização e prevenção de focos no mosquito. Na última semana, a equipe de agentes de saúde intensificaram as orientações, com distribuição domiciliar de panfletos.

A orientação do setor é para que em caso de suspeita, o paciente procure imediatamente a UBS e colete material para exame. A primeira pista é identificar os principais sintomas da doença, como febre, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas no corpo.

E para manter Treze Tílias livre da ameaça da dengue, valem as dicas tradicionais, especialmente em períodos de chuva: Não deixar tampas e potes, ou até mesmo vasos com água parada, eliminar pneus e materiais que concentrem água no jardim, além de manter espaços verdes inspecionados.

Foto e Informações ASCOM Prefeitura Treze Tílias