(49) 3551-2424

Joaçaba lança edital para fomentar inovação no setor agro

Aconteceu na sexta-feira (16) a assinatura do Edital de Inovação Aberta – Agrotech, que será pioneiro neste formato a ser realizado com a parceria da EPAGRI. O ato foi realizado no Centro de Inovação – Inovale, com a presença do prefeito Dioclésio Ragnini, da presidente da EPAGRI, Edilene Steinwandter, do presidente da fundação Cetepi que administra o Polo Inovale, Fábio Lazzarotti, e demais autoridades.

O Edital de Inovação Aberta é uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Joaçaba, Polo Inovale de Joaçaba, que faz parte da rede Catarinense de Centros de Inovação, e EPAGRI. Ele tem por objetivo fomentar tecnologias acessíveis e inovadoras para famílias rurais catarinenses, dentro das seguintes cadeias produtivas:

– Pecuária de leite a pasto;

– Produção e beneficiamento de grãos (milho, soja, trigo e cereais de inverno);

– Frutas de caroço de clima temperado;

– Vitivinicultura.

O valor total do edital será de R$ 80 mil, provenientes de recursos financeiros da Prefeitura Municipal de Joaçaba, por intermédio do Fundo de Inovação. Serão selecionados quatro projetos que, após a aprovação, receberão o valor de R$ 20 mil cada, para uso no desenvolvimento da inovação proposta, contando com mentoria de modelagem de negócio do Polo Inovale e acompanhamento de profissionais da EPAGRI, dentro das unidades de pesquisa e extensão da EPAGRI de Campos Novos e de Videira, por um período de 2 anos.

Com esta iniciativa as entidades envolvidas pretendem incentivar a inovação e o empreendedorismo voltados para o setor agro em nossa região, além de desenvolver tecnologias que sejam acessíveis e melhorem a qualidade de vida e a competitividade dos setores. Fabio Lazzarotti, presidente da Fundação Cetepi entidade gestora do Inovale, comenta que o convênio é uma importante parceria e que este edital vai impactar positivamente o desenvolvimento da inovação no agro, promovendo o acesso à tecnologia para famílias agricultoras da região. “Um importante momento pro Inovale que tem por missão desenvolvimento sustentável por meio da inovação e a articulação entre os atores regionais”, pontua Fabio.
Para Edilene Steinwandter, presidente da EPAGRI, esse momento é histórico e marca um avanço na pesquisa e produtividade em Santa Catarina. “Esse é o primeiro edital de inovação aberta dentro da EPAGRI. Além de inovador, é um aprendizado para todos nós. Precisamos fortalecer essas relações entre o público e o privado, para cada vez mais aportar recursos para projetos que vão desenvolver tecnologias adaptadas às condições do município e da região”, afirmou Edilane.
O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, reforçou que a preocupação da administração municipal é no desenvolvimento e na formação das pessoas para gerar cada vez mais oportunidades. “Estamos trabalhando para oportunizar à população de Joaçaba e região, formas de fomentar o empreendedorismo e a inovação, nos mais variados setores. Esse edital, pioneiro no estado, é um exemplo disso, já que oportuniza o surgimento de novas tecnologias para os nossos pequenos, médios e grandes produtores”, concluiu Dioclésio.