(49) 3551-2424

Unoesc conquista 9 medalhas de ouro nos JUCs

A Unoesc encerrou a participação na 65ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) com nove medalhas de ouro, nove de prata e sete de bronze. Saldo positivo, que garantiu à Universidade o terceiro lugar na classificação geral da competição, além da presença nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Promovidos pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), os JUCs envolveram 20 Instituições de Ensino Superior e foram realizados em duas etapas: de 23 a 26 de junho em Blumenau; e de 14 a 19 de julho em Concórdia. A Unoesc foi representada por 110 atletas, dos campi de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Chapecó, nas modalidades de voleibol, vôlei de praia, basquetebol, basquetebol 3×3, futsal, handebol, badminton, judô, tênis de mesa e natação.

As nove medalhas de ouro foram conquistadas pelo: voleibol masculino e feminino; basquetebol masculino; basquetebol 3×3 masculino e feminino; badminton com os atletas Erick Tomachinski e Gabriela Junges de Oliveira; tênis de mesa com o atleta Luis Eduardo Camarço Rodrigues; e natação com a atleta Tayná Bortezzi. Com exceção do basquetebol 3×3, que disputa outro evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em 2023, todos garantiram vaga na etapa nacional, que acontece no mês de setembro, em Brasília.

O basquetebol feminino foi vice-campeão e o judô, nos dois naipes, somou três medalhas de prata e três de bronze. Além do ouro, a atleta Tayná Bortezzi se destacou com mais três medalhas de prata e três de bronze na natação. Os atletas Daniel Godoi e Mayara Fantin Neves, do tênis de mesa, também foram prata. Já a atleta Bianca Vieira, do badminton, foi bronze. A Universidade ainda participou dos JUCs com o futsal masculino, handebol masculino e vôlei de praia feminino.

A professora Elisabeth Baretta, coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, que é nota máxima no MEC, enaltece os resultados positivos e o importante apoio da Instituição. Ela destaca ainda que, no sábado (16), o Reitor Aristides Cimadon esteve em Concórdia para prestigiar as disputas.

— Esse incentivo ao desporto universitário é fundamental, assim como as parcerias que mantemos com as associações esportivas, contribuindo para o desenvolvimento do esporte nos municípios onde a Unoesc está inserida. Estamos orgulhosos dos resultados e dos nossos atletas e técnicos, que vestiram as cores da Unoesc com muita garra e determinação e agora vão levar o nome da Instituição e de Santa Catarina aos JUBs — enfatiza a professora.

Conselho de Atletas

Durante os JUCs foram definidos os cinco membros do Conselho de Atletas da FCDU, conforme o Art. 54 do estatuto da entidade. O processo eleitoral foi realizado no dia 15 de julho. A acadêmica Camila Machado Silva, do basquetebol, foi eleita pela Unoesc e indicada para representar os atletas nas assembleias da Federação.