(49) 3551-2424

Professor da Unoesc publica estudo em uma das principais revistas científicas do mundo

Uma das mais antigas e prestigiadas revistas médicas do mundo, a britânica The Lancet, publicou, no último dia 9 de junho, a pesquisa de autoria do médico e professor da Unoesc Joaçaba, Abel Botelho Quaresma: “Tendências temporais na epidemiologia da Doença Inflamatória Intestinal no sistema público de saúde do Brasil: um amplo estudo populacional”.

— O objetivo é conscientizar as entidades e o poder público sobre a importância da doença que vem crescendo no Brasil e deixou de ser rara, atingindo 0,1% da população em 2020 — ressalta Dr. Abel, enaltecendo que o tratamento é caro e impacta na saúde como um todo — Com base nos dados, os governos podem planejar estratégias futuras de prevenção e promoção da saúde — acrescenta.

O estudo teve início em 2019 e abordou a epidemiologia da Doença Inflamatória Intestinal (DII) em todo o país por meio da análise em banco de dados do DATASUS. Mais de 212 mil pacientes foram observados, resultando no maior estudo epidemiológico sobre a doença em países em desenvolvimento.

A pesquisa teve a orientação do Dr. Paulo Gustavo Kotze, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e também contou com a parceria de profissionais da Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade de Calgary, no Canadá, e Universidade de Hong Kong, na China.

Os dados preliminares foram apresentados em 2021 no Congresso da Sociedade Europeia de Doenças Inflamatórias Intestinais e classificados como o melhor estudo epidemiológico em DII. Um ano depois, o reconhecimento com a publicação em um dos principais periódicos científicos da área de saúde no mundo.

— É o sonho de todo pesquisador e terá impacto à população, indústria farmacêutica, saúde pública e privada — destaca Dr. Abel.